Mercado Imobiliário

Como investir no mercado imobiliário?

Dia após dia, assuntos que tratam sobre como investir no mercado imobiliário brasileiro que não para de crescer são abordados na internet, na televisão e nos jornais. No país, houve um aumento no número de lançamento, maior acesso ao crédito habitacional, déficit de moradia e melhoria da renda da população, que são algumas das características que mantém o mercado aquecido e atraem atenção dos investidores.

Diante de um cenário muito favorecido para quem deseja investir em imóveis, existem algumas dicas que ajudam a planejar a melhor forma de investir no mercado imobiliário para não correr riscos no futuro.

Entretanto, não pretendemos abordar aqui nesse texto quais são os melhores tipos de investimento, nominalmente, e sim partilhar um pouco da experiência com mercado imobiliário.

A necessidade de conhecimento

Quem tem intenção de investir no mercado imobiliário precisa entender que este não é um espaço para aventureiros. Investir vai além de aplicar recursos anseios em determinado imóvel. Investimento requer liquidez, ou seja, o rendimento ou a multiplicação do que foi aplicado só gera resultado para quem está preparado para entrar nesse tipo de negócio.

Por isso, na hora de definir ser perfil como investidor, algumas perguntas precisam ser refletidas, tais como: eu busco por investimento que me dê um retorno a curto, médio ou longo prazo? Em qual tipo de empreendimento pretende investir, comercial, residencial ou rural, fundo imobiliário, etc? Quais são as vantagens as vezes cursos de cada fundo de investimento? Vou comprar para vender ou alugar?

Buscar por assessoria pode ser o melhor investimento imobiliário

Essas perguntas vão te ajudar em dente ficar o seu perfil e assim planejar melhor investimento. Mas, você poderá encontrar dificuldades para descobrir sozinho algumas das respostas. Assim sendo, o ideal é buscar por um profissional qualificado e que tenha uma vivência específica no mercado de imóveis para assessorá-lo, mesmo que você tenha um bom conhecimento sobre investimento.

Esse é profissional capacitado que irá guiar você sobre os riscos do mercado, e estará atento para buscar as ofertas que melhor atenda as demandas dos investidores.

Além disso, quem quer investir no mercado imobiliário deve entender que esse tipo de negócio exige estratégia, análises criteriosas e dedicação. Quando se deseja alcançar rendimento financeiro não existe negócio milagroso. Por isso, desconfia de ofertas que prometiam um retorno instantâneo.

Cuidado com as ofertas milagrosas

Já dizia sabedoria popular: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Se até o santo desconfia é porque há necessidade de estar atento, por mais atrativo que o negócio possa lhe demonstrar. A riqueza é fruto de um trabalho planejado e bem administrado.

Diante disso, é necessário avaliar qual é a melhor hora para investir. Por isso, só entre nesse tipo de negócio quando tiver recursos disponíveis para tal. Não arrisque seus patrimônios e a sua estabilidade em cima de algo que pode ser incerto.

Mesmo que o negócio seja altamente promissor, não vale a pena entrar na jogada se você não tiver os recursos necessários para se manter. É preciso ser racional, pois ao invés de estar fazendo um bom investimento, você pode estar assumindo um grande risco. Por isso, é tão importante identificar o seu perfil de investimento e contar com o siso de um profissional.

Investimento imobiliário também exige diversificação!

Em outro sentido, se houver recursos disponíveis, diversifique os seus investimentos. O mercado está em constante mudança na busca por um equilíbrio. Sendo assim, há períodos mais favoráveis para investimentos e empreendimentos comerciais, e outras para residenciais ou até mesmo em fundos imobiliários e assim sucessivamente.

Quando existe diversificação, você se protege e, ao mesmo, se beneficia destas mudanças no mercado. Além disso, evita a necessidade de buscar por liquidez antes do período necessário em investimentos que ainda não estão prontos para serem convertidos em dinheiro.

Deixe seu Comentário

WordPress Ads