Como funciona um consórcio? Dicas e procedimentos

Entender como funciona um consórcio é um exercício importante para quem busca uma compra significativa que não exija o dinheiro à vista. Atualmente, o consórcio tem sido uma boa alternativa para aqueles que gostariam de realizar o sonho de possuir algum tipo de bem. Contudo, correlação ao consórcio, ainda existem inúmeras dúvidas, que serão sanadas, pois neste texto irá ser mostrado a grande maioria das dúvidas apresentadas pela população.

Como funciona?

Desde o momento em que foi autorizada, pelo Banco Central, a administradora inicia a reunião de um grupo de pessoas interessadas na compra de determinados bens como, um carro zero, um carro seminovo, um terreno, um imóvel, uma moto, ou até mesmo um tipo de serviço.



Um quesito que deve ser atingido é o número mínimo de consorciados para que o sorteio mensal seja viável. A cada mês, cada membro do consórcio irá fazer uma contribuição de um determinado valor durante todo o tempo de vigência deste consórcio. Esse montante que é resultado de todas as contribuições é denominado de fundo comum, uma reserva que irá rentabilizar o poder de compra.

Como faço para participar?

Para participar de um consórcio é necessário, primeiramente, que a administradora seja confiável, em segundo lugar, vá até o site do Banco Central e pesquise a lista de empresas que tem autorização no ramo, para confirmar se a sua é mesmo de confiança. É importante a boa escolha para que as finanças do bem seja guardado adequadamente e bem administrado. E vale também ressaltar que pode ser feita a entrada em um grupo de consorciados já iniciado, com os sorteios já em andamento.

Os pagamentos são mensais, a partir de um boleto que chegará na casa do consorciado, podendo ser pago em redes bancárias ou caixas eletrônicos. Inúmeras administradoras oferecem o débito automático, para mais ágil realização do processo e o valor pode sofrer variações de acordo com o preço do imóvel, carro, terreno ou serviços em questão, essa característica tem como garantia a certeza da compra do bem, no caso o automóvel.

Quando vou ter o meu bem em mãos?

Como já foi mencionado anteriormente, o carro será adquirido a partir de um sorteio, ou seja, quando seu nome, naquele mês, for sorteado, terá em mãos o automóvel, recebendo a carta de crédito na sua residência, podendo recebê-la tanto no primeiro mês de consórcio, como pode receber no último.

Contudo, outra forma de receber o bem tão desejado é dando um número de lance maior que os demais, ou seja, antecipar mais parcelas, mas se não for o ganhador daquele mês que fizeste o lance, guarde novamente este dinheiro para que no próximo mês faça novamente o lance para assim tenta ser o ganhador do lance.

Lance embutido

Um tipo de lance possível é o chamado de lance embutido, o qual tem como característica uso de uma parte de seu valor da carta de crédito para dar um lance. Um exemplo para facilitar é quando está um consórcio de imóveis no valor de 150 mil reais e você irá fazer um lance de 10 mil desse total mais todo o valor que você já contribuiu, assim a oferta será maior, aumentando as chances de ser contemplado no final do mês, nesse exemplo o valor da carta de crédito será de 140 mil reais.

E se eu atrasar as parcelas?

Caso aconteça algum imprevisto e tenha que deixar de pagar a parcela do consórcio, é possível que a quitação das parcelas no tempo certo não ocorra, contudo, suas chances de conquistar o bem irá reduzir com o passar dos meses.

Algumas dicas para que não haja transtorno é um bom planejamento dos valores, mas se não houver saída correlação aos pagamentos poderá vender a cota para outra pessoa, ou adequar o valor da carta de crédito.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *