A utilização do sistema bancário de forma cômoda, com o advento da internet, facilitou bastante a compreensão das operações básicas que este sistema possibilita. Há um desafio, no entanto, que atinge praticamente todas as pessoas em praticamente todas as transferência para bancos que não sejam aqueles aos quais estamos habituados: quais os códigos dos bancos para TED e DOC?
Os códigos dos bancos para TED e DOC são essenciais para a correta identificação da conta destinatária de uma transferência. Em geral, sabemos que o Banco do Brasil possui o código 001, pois é o mais simples possível. Outras opções, no entanto, nem sempre são tão simples assim, e pode ser necessário recorrer a uma lista.
Confira quais são os códigos dos bancos para TED e DOC, qual sua importância, e algumas curiosidades sobre estes códigos de até três números que, cedo ou tarde, todos precisam encarar:
Principais códigos dos bancos para TED e DOC
Se você busca os códigos dos bancos para TED e DOC, separamos uma lista dos bancos com maior número de agências no Brasil. Confira, por ordem alfabética, os códigos:
- Banco da Amazônia: 003;
- Banco do Brasil: 001;
- Banco do Nordeste: 004;
- BANESTES: 021;
- Banrisul: 041;
- Bradesco: 237;
- BRB: 070;
- Caixa: 104;
- Citibank: 745;
- HSBC: 399;
- Itaú Unibanco: 341;
- Mercantil do Brasil: 389;
- Santander: 033;
E o código dos outros bancos?
Se você precisa encontrar o código de bancos com quantidade de unidades um pouco menores, pode encontrá-los diretamente no site da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.
Por lá os códigos são sempre atualizados e incluem as adições mais recentes no sistema brasileiro, incluindo bancos exclusivamente digitais que tornam-se cada vez mais populares.
Qual a importância de se conhecer os códigos dos bancos para TED e DOC?
Não é difícil de se imaginar a importância desta informação. Conhecer os códigos, nem mesmo que seja dos bancos mais populares, é uma forma interessante de poupar tempo e pesquisa a cada transferência necessária.
Em alguns sistemas de banco online, há a facilidade de se procurar o código dos bancos diretamente na tela de realização do TED ou do DOC. Se este for seu caso, você ganha alguns pontos de praticidade na rotina.
Se, por outro lado, seu banco não oferecer o código automaticamente, ou se você precisar realizar uma transferência manualmente, com depósito através de envelope, provavelmente será necessário saber ou anotar o código correto do banco do destinatário. Isso poupará você de pegar uma possível fila apenas para saber quais os três dígitos corretos para o procedimento.
Deixe seu Comentário