Aborto: argumentos contra e a favor

O aborto é um assunto muito pertinente atualmente no mundo, todavia os argumentos que existem contra e a favor são muito fortes, e a discussão sobre esse assunto ainda permeará muitos debates no mundo.

Conceituação

O aborto é conceituado como a interrupção da gravidez, podendo ser de forma espontânea ou induzida. A legislação brasileira permite o aborto em determinados casos, sendo eles: estupro, risco à vida da mãe e em caso de anencefalia (o feto não possui integralmente ou parcialmente o encéfalo).



Todavia, hodiernamente, no Brasil, existem centenas de mulheres que se arriscam na tentativa de fazer um aborto inseguro, clandestinos, podendo trazer sérias complicações na vida da mulher, até a morte e também é um sinal que a saúde pública brasileira perpassa por graves problemas.

Argumentos a favor

Argumentos que são favoráveis ao aborto, por exemplo são como no caso de o feto é parte do organismo materno e a mulher tem livre disposição de seu corpo, também pode ser usado relacionado a escolha da mulher como: há no ventre materno apenas protoplasma, que é uma substância indefinida contendo os processos vitais contidos no interior das células.

Haverá homicídio onde não se existe vida, o que é condicionado como crime impossível. Também existem critérios sociais, políticos e econômicos correlacionados ao aborto e justifica-se por razões que porão em risco a vida da humanidade´, pois com isso ocorrer a superpopulação, pondo o sistema alimentício mundial em risco, pois faltaria comida desta forma.

Outro argumento é que também as mulheres de baixa renda se submetem a aborto clandestinamente, arriscando a vida em lugares precários, sem condições de higiene. Outro argumento que pode ser usado são as razões de ordem particular do casal ou da gestante; as questões físicas ou psicológicas que advêm, por exemplo, de incesto ou estupro. Lembramos aqui que nestes casos a atual lei penal não pune o aborto.

Uma questão muito importante é a de ordem financeira em razão de os responsáveis pelo sustento, normalmente os pais, não terem suficientes recursos para manter o filho que vai nascer principalmente quando já existem outros que também serão prejudicados em suas qualidades de vida; os danos à reputação da mulher ou à sua condição social quando a gravidez é correlacionada socialmente e será reprovada por grande parte da população; a rejeição de filho advindo de uma gravidez indesejada pelos pais e que será maltratado ou abandonado, sujeitando-se a traumas psíquicos.

Argumentos contra o aborto

Argumentos que são contra o aborto podem estar relacionados tanto em âmbitos como político, religioso, sociais, entre outros. Como no caso da constituição brasileira, onde ela assegura o direito à vida, sendo este o primeiro e mais importante direito.

Sem o direito de viver não há o que se falar dos outros direitos, como o direito de expressão, de ir e vir, de associação, de crença, entre muitos outros. A jurisprudência atual tende a crer que a vida começa no momento da concepção, mesmo que a ciência ainda não tenha chegado numa conclusão quanto ao tema. Ainda nessa linha de pensamento, o que nossa legislação proíbe é que um terceiro pratique o aborto, posto que, na prática, tanto o feto como a grávida são as vítimas do ato.

Segundo os defensores desta argumentação, a partir do momento da fecundação, é criado um novo ser que possui DNA do pai e da mãe, é um ser diferente de qualquer outro existente no universo, sendo único. Sua existência deveria ser respeitada, pois a única coisa que a separa de um adulto são os fatores nutrição e tempo.

Não ser a favor da vida seria em si só um ato hipócrita, uma vez que estamos negando a outros um direito de que nós mesmos gozamos sem que tenhamos pedido ou almejado a gozar. Este é considerado um ato egoísta, pois todos nós zelamos por nossas vidas, e iriamos desprezar a vida de outros que não possuem culpa nenhuma?

Compartilhe este artigo!
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *