Utilidade Pública

Como cancelar PIX: saiba o que fazer na transação

É possível cancelar uma transação feita através do PIX? Essa é uma dúvida para muitas pessoas que já utilizam ou utilizaram essa opção de transferência de dinheiro e podem ter passado por uma situação desconfortável onde acaba enviando o valor para uma outra pessoa ou empresa por engano.

Infelizmente, a notícia não é das melhores neste caso. Não é possível realizar o cancelamento de uma transação via PIX. Mas, existem outras formas de tentar obter o valor de volta, só que não irá garantir nada se não houver um retorno dos envolvidos.

Leia também:

A seguir, vamos entender melhor o que é uma transação PIX, o que lhe ajudará a entender o por que é difícil de conseguir o valor de volta e o que pode ser feito nessa situação. Confira.

Como cancelar PIX: é possível?

Como citado acima, não é possível realizar o cancelamento de um PIX após ele ter sido efetuado para uma conta bancária. E isso acontece porque o PIX é uma opção de pagamento instantâneo e, por isso, é irreversível.

No momento que a transação é feita, o valor é transferido de forma imediata para uma determinada conta que pertence ao destinatário e, por isso, é impossível desfazer essa ação.

Em casos onde a transferência é feita de forma errada, por engano, ou até mesmo com um valor errado do que deveria ser pago, o que pode ser feito é entrar em contato com o destinatário (que recebeu o valor do PIX) e pedir para que o valor seja devolvido para você.

Por ser algo informal, pode ser difícil conseguir obter o valor de volta ou até mesmo contatar a pessoa em questão. Ou seja, não é algo certo que irá funcionar e as chances são grandes de você perder o dinheiro enviado.

Caso você não consiga realizar o contato com o destinatário em questão, ou não conseguir que ele lhe devolva o valor enviado, você poderá buscar ajuda através do banco ou da instituição financeira responsável para buscar medidas para obter o seu dinheiro de volta.

Ainda assim, não é uma garantia de que dará certo em nenhum dos dois casos citados.

Cuidados ao realizar uma transação via PIX

Sempre verifique os dados do destinatário antes de enviar qualquer valor

Sempre que for realizar uma transferência via PIX, ou qualquer outra, certifique-se de que estará enviando o valor para a pessoa ou empresa correta. Sempre verifique os dados, tenha certeza de que é esse o destinatário e só depois disso realize a transação.

Você poderá conferir através do CPF ou CNPJ, nome, número da conta bancária, nome do banco, dentre outros dados.

Sempre proteja as suas informações pessoais

Evite compartilhar as suas informações pessoais, mesmo que com pessoas confiáveis. Os dados podem ser acessados pela internet e acabam resultando em problemas financeiros. Cuidado com as suas senhas, códigos de segurança e outros dados confidenciais importantes.

Lembre-se sempre de utilizar senhas fortes também.

Verifique o valor da transação antes de enviar

Para evitar o problema com o erro no valor enviado, você também deve conferir o valor antes de efetuar o pagamento. Isso irá impedir que você perca dinheiro ou pague o valor errado.

Além disso, em alguns casos são aplicados golpes com o PIX se passando por uma empresa ou uma pessoa conhecida.

Confira a chave PIX

Por fim, não se esqueça de conferir a chave PIX para ter certeza de que está utilizando a correta. Sempre confirme com o destinatário, se possível.

Conclusão

Agora que você já sabe que não é tão simples conseguir o seu PIX de volta, ou seja, cancelá-lo, siga as dicas para tomar mais cuidado antes de realizar suas transações.

Deixe seu Comentário