Direitos do Consumidor

Tipos de empréstimos: principais características de cada

Atualmente, grande parcela da população faz o uso de diversos tipos de empréstimos, sendo interessante os diversos tipos e saber suas características. No meio das crises do atual Brasil está vivenciando, é mais que normal que os consumidores recorram aos empréstimos nestes momentos de crise para que assim quitem suas dívidas.

Pensando nesta situação, é interessante explicitar sobre as características de todos os empréstimos que existem e são viáveis neste momento.

O objetivo é apresentar os diferentes tipos de empréstimos possíveis e quais as vantagens de cada um deles (pessoal, consignado e rotativo). Explicando como todo funcionam e seus pontos positivos.

Tipos de empréstimos e as suas características

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma modalidade que é solicitada em um banco ou em uma agência financeira, mediada por uma assinatura de contrato. E antes mesmo de o contrato ser aprovado, existe a necessidade da realização de uma avaliação completa da documentação fornecida pelo que solicitou o empréstimo.

A contração é feita comumente de forma bem rápida e bastante acessível, todavia, é preciso estar atento às taxas de juros que serão cobradas, podendo ser bem altas, e ao prazo do mesmo pagamento.

Empréstimo consignado

No caso de um empréstimo consignado o limite máximo de pagamento mensal é de 30%, referente ao valor do salário do solicitante. Além do mais, as taxas de juros serão cobradas nesta modalidade são bem inferiores aos cobrados em um empréstimo do tipo pessoal.

Umas das principais desvantagens de um empréstimo consignado é de que o pagamento das parcelas deve ser feito pelo desconto em folha, contudo isso também faz a contribuição para que o valor dos juros seja bem menor, como mencionado anteriormente, pelo motivo de existir a garantia de recebimento.

Empréstimo rotativo

O empréstimo rotativo está diretamente ligado ao uso do cartão de crédito. Se o valor do empréstimo for pago na fatura do cartão sendo inferior ao valor total, automaticamente o usuário pegará emprestado o valor restante com o banco para o seu pagamento total.

Dessa maneira, o banco realizará o pagamento deste valor restante, no entanto ele será cobrado nas próximas faturas, com juros que normalmente são bem abusivos, algo muito negativo que pode prejudicar as economias do consumidor. A vantagem deste tipo de empréstimo é a sua flexibilidade para o seu pagamento e evita que o consumidor seja inserido em serviços de proteção ao crédito.

Porém, essas vantagens comumente parecem ser bem interessantes para vários consumidores que não sabem dos pontos negativos de um empréstimo rotativo, desse modo esse tipo de empréstimo deve ser evitado ao máximo, pelos motivos de as taxas de juros serem muito altas, onde serão cobradas quando o empréstimo for ativado.

Empréstimo por cheque especial

O empréstimo por cheque especial é um tipo de empréstimo que mais se parece com o pessoal, nos quesitos vantagens e desvantagens. Todavia, existe uma principal diferença que, nesse caso, não existe a necessidade de uma contratação antes da aprovação.

Normalmente, os bancos já fazem a liberação na forma de limite embutido na conta corrente e o empréstimo pode ser usado em qualquer momento. Porém, é importante ficar atento às cobranças dos juros, os quais também costumam ser bastante abusivas.

Juros: todos os tipos de empréstimos que foram citados, possuem algum tipo de cobrança de juros muitos altos. Dessa maneira, é ideal que eles sejam utilizados em momento que realmente necessitam de necessidade, caso contrário, evite.

Da mesma forma, das opções que foram apresentadas, o empréstimo consignado é o que vai oferecer as melhores condições em termos das cobranças de juros feitas. A dica principal é que as finanças sejam bem organizadas e planejadas, evitando assim ao máximo o uso exacerbado do orçamento para que se necessite o uso dessas opções.

Deixe seu Comentário