Vender cachorro é uma atividade comum no cotidiano brasileiro. Nem sempre, no entanto, isso é feito de forma regular e legalmente permitida. É comum que muitos cães sejam vendidos de forma ilegal diariamente em muitas cidades, até mesmo em pet shops bastante conhecidos. O mercado de venda ilegal de cães é mantido, pois à primeira vista, a venda ilegal não é vista como algo nocivo ou ilegal. Esse comércio nem costuma ser realizado com más intenções, como por exemplo, um amigo que possua cães de raça que deram cria e resolve vender esses animais, sem dúvidas ele oferecerá esses animais à você por um bom valor.
Sem dúvidas, por conhecer essa pessoa e gostar de animais, sabe bem que os animais são bem cuidados e com isso acaba comprando esse filhote. No final da compra, nem você nem o seu amigo que vendeu possuíam más intenções, afinal você queria um novo animal e seu amigo queria dinheiro com essa venda para conseguir manter seus animais.
Porém, o que ninguém vê com essas práticas é que vocês, tanto seu amigo quanto você, estão alimentando a venda ilegal de animais, mesmo que não seja de forma intencional, existem milhares de perigos nesse tipo de transação.
Com a compra ilegal de cães, você pode estar alimentando uma fábrica de animais
Acima você viu um exemplo de um amigo vendendo os filhotes de seus cães, não é mesmo? Mas, é importante ressaltar que essa venda ilegal de cães nem sempre ocorre de pessoas conhecidas, ela pode ocorrer através de veterinários, pet shops, portais de vendas online e diversos outros meios.
Com isso, você nem sempre saberá qual é a origem desse filhote que está adquirindo, quando na realidade ele pode estar vindo de uma fábrica de animais, que nada mais é do que um local onde os animais vivem exclusivamente para a reprodução e fornecimento de mais filhotes.
Nesses locais, as fêmeas são engravidadas em todos os cios que passam, e os cuidados necessários com a saúde, sociabilização e também com a variabilidade genética da raça acabam sendo reduzidos ou inexistentes. Com isso os cães que são criados nesse ambiente costumam ser altamente estressados, afinal, o sofrimento que enfrentam é constante e diário.
Além disso, uma pessoa que não possui licença para a venda de cães de forma legal, não recebe o acompanhamento adequado dos órgãos para evitar riscos no cruzamento de cães, portanto, o animal possui muito mais chances de desenvolver problemas de saúde durante toda sua vida.
A sociabilidade desses cães é inexistente ou reduzida
Muitos dos locais que realizam a venda ilegal são as fábricas de animais que falamos acima, que vendem os animais sem saber qual é a data correta para o desmame, por exemplo, o tempo adequado para realizar a separação dos pais e outros.
Com isso, esses animais acabam tendo uma sociabilidade extremamente reduzida com os humanos, criando problemas futuros para seus compradores.
O que pode ser feito?
Na hora de adquirir um animal, basta buscar por um canil que tenha qualidade e que seja autorizado pela prefeitura para realizar a produção e comercialização desses animais, pois isso garantirá que o animal que você está adquirindo tem qualidade de vida e recebeu todo tratamento adequado. Além disso, pode-se recorrer à abrigos para uma adoção.
Deixe seu Comentário