O cheque sem fundo é um assunto que pode deixar muitas pessoas de cabelo em pé só de pensar que isso pode acontecer com ela um dia.
Anteriormente, os cheques eram muito mais utilizados do que agora, então provavelmente a queixa de recebimento de cheques sem fundo eram muito maiores e também muito conhecidos para quem trabalha em comércios.
Saiba mais sobre o assunto, e quais os principais cuidados necessários:
O que é um cheque sem fundo?
Cheque nada mais é do que uma forma de realizar pagamentos seja à vista ou a prazo e que necessita de uma ordem bancária enviada em oposição a um banco através do dinheiro guardado na conta do responsável pelo cheque.
Cheque sem fundo é quando uma pessoa faz um pagamento a alguém através do cheque, mas a conta bancária do emitente não possui dinheiro para suprir o montante do cheque.
O que pode acontecer com uma pessoa que repassa cheques sem fundo?
A pessoa que repassa cheques sem fundo pode ser acusada de estelionato, caso essa situação se torne recorrente.
O que fazer quando o cheque sem fundo é devolvido pela 1° vez?
Quando acontecer isso existe a possibilidade de o cheque ser apresentado novamente ao banco, desde que, tenha uma justificativa para tal situação.
O que acontece caso o cliente não possua dinheiro em conta para quitar o cheque quando ele for devolvido?
Caso o cliente ainda não contenha dinheiro disponível para quitar o cheque, existe uma grande probabilidade de ele ter o seu nome incluso na lista de emissores de cheques sem fundo, ficando excluído da utilização dos cheques.
Após ser incluso nessa lista, ele será cadastrado no CCF e no Serasa, ou seja, o proprietário do cheque passa a não poder realizar compras no crediário, nem emitir cheques e cartões de crédito e consequentemente terá seu nome sujo na praça.
Quais as consequências quando a pessoa passa a ter o nome sujo na praça?
Quando a pessoa fica com o nome sujo ela seja automaticamente bloqueada do sistema do banco não podendo emitir mais talões de cheques e ainda corre o risco de ter sua conta finalizada. Finalizar a conta dependerá do acordo que foi feito como banco quando se criou a conta.
Além disso, qualquer empresa que tenha acesso ao Serasa poderá consultar se o nome do cliente está no SPC e provavelmente não aceitarão o pagamento com cheque, ou seja, deverá pagar a compra à vista ou caso o cartão de crédito ainda seja aceito poderá realizar o pagamento dessa maneira.
Se você está com o nome sujo, saiba que, abrir conta em qualquer outro banco também será uma grande dificuldade.
O que a pessoa que recebeu o cheque sem fundo pode fazer?
Quem foi pago com um cheque sem fundo pode abrir um protesto contra o cheque recebido. Esse protesto deve ser feito no Cartório de Protesto e o proprietário do cheque pode ser punido caso não realize o pagamento do mesmo.
Como faço para prescrever um cheque sem fundo?
Os cheques sem fundo prescrevem depois do prazo de cinco anos ou então depois que for realizado o pagamento do mesmo no banco emissor. No SPC, ocorre o mesmo para limpar o nome do dono do cheque.
Deixe seu Comentário