O seguro-fiança é uma modalidade de garantia para as pessoas que vão alugar um imóvel, mas não possuem um fiador. Isso tudo porque quando é necessário um fiador, é preciso que essa pessoa tenha confiança na outra, principalmente em sua honestidade e compromisso para que se torne seu fiador, pois caso haja inadimplência o fiador quem sofrerá as consequências.
A principal razão pela qual esse tipo de modalidade tem ganhado cada vez mais espaço nos contratos de aluguéis, pois serve como uma garantia e uma segurança para o proprietário do imóvel e para o inquilino que deseja realizar a contratação para o aluguel.
Não é necessário fiador
Nessa opção não é necessário ter um fiador, além de garantir o valor do aluguel, pois o seguro cobre todas as obrigações da locação, como as multas, encargos e danos ao imóvel, sendo uma opção segura para ambas as partes.
O seguro fiança oferece comodidade ao inquilino e segurança para o proprietário, pois com o seguro fiança é possível contratar uma opção com cobertura para os mais variados tipos de locação, sem qualquer risco de prejuízo.
Como funciona a contratação desse serviço?
Para a contratação desse tipo de seguro é essencial que o consumidor busque antes orientação profissional. O custo desse tipo de contratação costuma ficar em média com o valor de um aluguel e meio por ano, além disso, o seguro-fiança permite que o proprietário não precise aguardar qualquer tipo de processo judicial caso o inquilino saia do imóvel reincidindo o contrato e se recusando a cumprir com as obrigações necessárias.
O contrato é efetivado mediante comprovação de renda mensal, que deverá ser quatro vezes o valor mensal do aluguel que será pago pelo inquilino. Essa renda pode ser composta por até três moradores do imóvel.
Além disso, a validade do seguro deverá ser de um ano e a renovação é obrigatória, sendo o seguro válido também durante todo prazo de contrato, onde o locatário poderá realizar o parcelamento dos valores dessa garantia.
Caso haja inadimplência após o pagamento do primeiro aluguel, o proprietário deve realizar uma comunicação direta com a seguradora, onde ele receberá o valor pendente em até 30 dias, após isso caso não haja uma solução entre as partes a seguradora continuará realizando o pagamento dos aluguéis.
O seguro-fiança também cobre despesas do processo de despejo, honorários de advogados e é atualmente a melhor opção para proprietários para o recebimento do aluguel adequadamente, assim também como os encargos necessários, independente se o inquilino está realizando esse pagamento ou não.
Opções atualizadas do modelo
Atualmente, com tantas evoluções tecnológicas, as seguradoras passam a oferecer ainda mais serviços relacionados ao seguro-fiança, onde atualmente é possível encontrar uma garantia com cobertura para pinturas, manutenção elétrica e hidráulica.
O valor do seguro-fiança pode até ser considerado alto, mas com a alta demanda e a alta expectativa com relação aos benefícios proporcionados por esse modelo de seguro, o valor se torna bastante atrativo para os proprietários de imóveis.
Deixe seu Comentário