Mercado Imobiliário

Comprar um imóvel na planta ou pronto? O que é melhor?

Comprar um imóvel é uma decisão muito importante a ser feita, pois precisa de um bom planejamento, e de recursos necessário para se efetivar esta compra. A questão que é tão importante no momento da compra é pelo motivo de você montar um local que será somente seu, ganhando assim a liberdade que tanto deseja.

Outro ponto importante é o de que, antes de constar corretores, construtores ou cartório, é preciso decidir o tipo de imóvel que mais irá se encaixar no seu estilo de vida e, consequentemente, no seu bolso.

Contudo, existe uma questão muito importante correlação a feitura deste desejo que é qual a melhor forma de se comprar, ou pela planta ou a compra de um imóvel já pronto.

Ao considerar imóveis que sejam novos, qual a melhor escolha entre os que estão na planta ou os que já estão prontos? É bom ter em mente que cada um deste possui suas vantagens e desvantagens, as quais serão vistas logo a seguir.

A primeira dica que vale tanto para imóveis que estão na planta, como já prontos é saber negociar. Em momentos de crise as empresas estão à procura de cliente e, normalmente, irão atrás dos clientes, fazendo assim quase que tudo para que comprem seus imóveis, oferecendo vantagens e descontos que em momentos de estabilidade econômica não existem. Entenda quais as principais diferenças e cuidados a hora de decidir entre comprar um imóvel na planta ou pronto:

Documentação

Na planta: a documentação necessária tende a ser menor que a documentação de um imóvel já pronto, sendo assim menos complicada, pelo motivo de ser um tipo de promessa de compra e venda, pelo fato de o imóvel ainda não estar pronto, não sendo um contrato definitivo. Além desta vantagem, existe outra, de que o imóvel nunca foi habitado, facilitando a vida do comprador e também todos os trâmites do imóvel apenas envolve a construtora e o comprador, sem nenhum outro como a corretora ou até mesmo o cartório.

As desvantagens estão relacionadas com a não construção ainda do imóvel, onde pode dar problemas na infraestrutura do imóvel, como também os recursos da construtora para a construção foram suspensos, submetendo o cliente a um risco maior. Não há 100% de chance que o imóvel irá ficar pronto, por esse motivo é importante identificar a idoneidade da construtora para se certificar que será entregue.

Contudo, antigamente a recorrência da falência de construtoras era muito recorrente, como no caso da Encol, que prejudicou 42 mil clientes. Portanto, é evidente que quando for se fazer a compra pela planta, que se busque verificar a situação financeira da empresa, solicitar a documentação que ateste isso, se existe reclamações no Procon, receita de companhia, ou INSS.

Imóvel pronto: o imóvel que já se encontra pronto, no momento da compra, terá mais burocracia, principalmente pelos cartórios, contudo toda a documentação que é pedida faz parte da garantia de que o imóvel é seu. Estes quesitos correlacionados a documentação e que o imóvel já se encontra pronto tranquiliza o comprador, não obstante possui outra vantagem maior ainda, a qual é somente entrar e morar, sem ter de esperar anos para o final da construção.

Geralmente o investimento em um imóvel que está na planta em relação a um que já está pronto é menor, devido as suas desvantagens apresentadas acima, outro fator que é desvantajoso é a falta de planejamento que um imóvel já pronto não deixa o comprador ter correlação ao pagamento de suas prestações. E para se comprar um imóvel já pronto é preciso desembolsar em torno de 30 a 40% do valor do imóvel o que resulta que é preciso um dinheiro maior para poder se efetuar a compra.

Deixe seu Comentário