SPC e Serasa: como funcionam?

O que é e como funciona a Serasa?

Quando se ouve falar em Serasa, o primeiro pensamento que vem na cabeça é a consulta do CPF ou restrições ao nome? Contudo, sabia que esta empresa possui mais soluções para auxiliar os consumidores e os negócios dos mesmos, do que apenas checar o CPF.

Esta é uma empresa privada e a sua maior referência é as análises e informações que fazem para decidir sobre o crédito pedido por algum consumidor. É um cadastro pessoal, do consumidor, que reúne informações sobre o mesmo e suas compras, suas contas e seu financeiro, analisando se é um bom consumidor, se não está negativado entre outros quesitos propostos na análise do Serasa para que assim possam dar o suporte necessário para empréstimos, financiamentos de apoio aos consumidores com seus negócios.

Com todas as informações dos consumidores, o Serasa criou um banco de dados que apontam sobre as dívidas não pagas, cheques sem fundo, protesto de títulos e outros registros públicos oficiais. Hodiernamente, são feitas entorno de 6 milhões de consultas diárias, por mais de 500 mil clientes.



O que é a Serasa Experian?

O Serasa Experian é uma empresa brasileira com mais de 45 anos, a qual faz parte do Grupo Experian, desde 2007. Foi criada na década de 60, com o intuito de fazer uma padronização dos formulários e maior rapidez nas decisões bancarias, controlando assim o sistema financeiro. Hoje em dia, a Serasa Experian possui indicadores econômicos como referência tanto no âmbito comercial, como no industrial, principalmente, pelo motivo de possuir outros indicadores econômicos no setor de serviço.

Foi implementado pelo governo?

O governo não foi o implementador, e ao contrário de inúmeras pessoas, a Serasa não possui nenhum tipo de ligação governamental. Esta, é uma empresa, a qual oferece soluções de crédito, marketing, certificação e consulta dos dados de qualquer consumidor.

Qual o seu objetivo?

O objetivo da criação do Serasa é fazer o registro sobre as dívidas, onde a Serasa possui um local exclusivo para auxiliar as pessoas, no caso o Serasa Consumidor. Nesta plataforma é possível fazer o acompanhamento do que está ocorrendo e como a melhor forma de resolver as possíveis negativações.

Consulta ao CPF grátis

Um dos principais serviços para o consumidor é a consulta gratuita do CPF. De forma simplória, sendo online e sem cobranças, a plataforma dá para você a possibilidade de checar o nome e se este está negativado em alguma loja ou se está sujo.

O que é o SPC?

O chamado de Serviço de Proteção ao Crédito é o sistema da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sendo um banco com as informações sobre crédito, alimentado pelas associações comerciais e outras CDLs localizadas no país. Este sistema ajuda empresas em suas tomadas de decisões para conceder assim crédito para os consumidores, além de oferecer às pessoas físicas uma chance de consultar seu débito e iniciar uma negociação com as empresas que estão devendo.

Foi criado em 1955 por um grupo de empresários, contando atualmente com 1,2 milhão de empresas que fazem o uso de seus serviços. O SPC possui mais de 180 milhões de CPFs, e mais de 50 milhões de consultas são feitas a cada mês. Atualmente, 57 milhões de consumidores brasileiros estão com o nome sujo.

Meu nome está no SPC?

É importante saber que não é necessário pagar intermediários para limpar o seu próprio nome, pois normalmente são fraudes. Muitos golpistas afirmam que irão ajudar os negativados a quitar suas dívidas, mas os consumidores, como não possuem informação suficiente, podem fazer isto por contra própria. O único valor que deve ser pago é sobre a dívida, pois a consulta online e a negociação com as empresas são gratuitas.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *