Significado dos animais em uma entrevista de emprego: qual você seria?

Você já foi surpreendido com perguntas que pareciam um tanto inusitadas para uma entrevista de emprego? Se sim, você vai entender bem o assunto do nosso artigo de hoje…

Apesar de parecerem inocentes à primeira vista, alguns questionamentos usados por recrutadores durante processos de seleção de candidatos para vagas de emprego têm o objetivo principal de tirá-los da sua zona de conforto e avaliar a sinceridade, criatividade, personalidade e até o seu senso de humor, trançando assim o perfil pessoal e profissional dos participantes.

Uma delas é a famosa “Se você fosse um animal, qual seria?”. Essa é uma das perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e, se você ainda não se deparou com ela, saiba que existe uma forte possibilidade de ouvi-la por aí algum dia – e vai precisar estar preparado para respondê-la!



Afinal, você não vai querer ser desestabilizado com uma simples pergunta desse tipo e ficar em desvantagem em relação aos demais concorrentes ao cargo desejado, não é mesmo?

Para isso, o que você precisa entender é o que o entrevistador quer saber ao lhe confrontar com esse questionamento lúdico sobre qual bicho você gostaria de ser. Do ponto de vista da psicologia, cada animal possui características que representam diferentes personalidades.

Sendo assim, antes de escolher qual deles você seria, precisa entender quais são seus pontos fortes e fracos e, principalmente, como argumentar bem sobre eles, associando as suas principais características à sua personalidade, de maneira atrativa ao recrutador e ao restante dos candidatos durante a dinâmica em grupo.

Pensando nisso, nos próximos parágrafos, nós reunimos uma lista com os principais animais mais comumente citados em entrevistas de emprego e suas principais características. Estude-os bem para chegar preparado para a sua chance de ganhar o emprego que sempre quis! Vamos lá?

Animais entrevista de emprego [Infográfico]

Leia também: O que não fazer em uma entrevista de emprego? Veja 17 erros para evitar!

1 – Cachorro

Logo que dão de cara com essa pergunta, vários candidatos lembram quase que instantaneamente do cachorro, considerado o melhor amigo do homem. O animal leva esse título por ter como qualidades a lealdade, faro e devoção ao seu dono.

Portanto, fazendo uma analogia ao ambiente corporativo, um candidato pode relacionar tais características para definir a sua personalidade, isto é, de uma pessoa que seria leal à empresa e que teria faro para fechar bons negócios.

Em geral, pessoas que se identificam com o perfil de um cachorro são mais sóbrias e esforçadas. Portanto, estão sempre buscando fazer o melhor para ascender na carreira profissional, além de serem mais confiáveis.

Já a desvantagem de quem tem esse tipo de perfil é que normalmente não possui um ar de liderança, apesar de atuarem muito bem em cargos de supervisão. Portanto, os recrutadores ficam sempre de olho nesse perfil profissional para vagas de sub-gerência, supervisão e até mesmo auxiliar de gerência.

2 – Cavalo

Para quem responde que gostaria de ser um cavalo em uma entrevista de emprego, entre as principais características deste animal que podem ser citadas são sua inteligência, velocidade e fortaleza, que podem ser associadas de forma super positiva à rotina de trabalho dentro de uma empresa.

Além dessas qualidades, outra característica principal deste animal é a de trabalhar bem tanto sozinho quanto em conjunto, outra boa forma de assemelhá-lo ao seu perfil profissional.

No entanto, da mesma forma que o cachorro e outros animais domesticáveis, esse perfil pode passar a ideia durante a entrevista de emprego de passividade, o que não é o mais indicado para cargos de liderança.

3 – Gato

Ainda na categoria de animais domésticos, quem se identifica com o gato ao associá-lo às suas características de perfil profissional, em geral, é uma pessoa perseverante e independente.

O gato é independente e perseverante, capaz de trabalhar bem sozinho e adaptar-se à diferentes situações. Apesar da imagem de passividade, você pode apostar nessa opção de animal para uma vaga de emprego que tenha como requisitos principais características como resiliência e flexibilidade.

Mais uma vez, no caso de animais domésticos, é possível que eles passem uma ideia de passividade, o que não é ideal para vagas relacionadas a cargos de liderança.

4 – Formiga

Como você deve saber, desde as fábulas de quando era criança, a formiga é um animal conhecido por ser muito trabalhador. Por isso, ao mencionar que gostaria de ser uma em uma entrevista de emprego, é possível argumentar que esse inseto tem como característica positiva o fato de trabalhar em equipe, o que de longe pode encher os olhos do recrutador.

Além disso, outro ponto interessante a ressaltar sobre a formiga é que ela é boa em se planejar (ao juntar comida para o inverno, como diz a famosa fábula), mais um requisito que muitas empresas procuram em seus futuros profissionais.

5 – Coelho

O coelho é uma ótima opção de animal para citar em entrevistas de emprego, especialmente para cargos que exigem velocidade de resposta e de ação. Isso porque esse animalzinho é considerado um dos mais rápidos e ágeis dentro do mundo animal.

6 – Elefante

Você já ouviu falar que o elefante é o animal que tem a melhor memória em toda a fauna? Pois bem! Isso quer dizer que, ao citá-lo como animal que gostaria de ser durante a dinâmica em grupo, você pode chamar a atenção do recrutador ao sugerir que tem boa memória e, melhor isso, uma excelente inteligência emocional.

7 – Macaco

Muito semelhante ao home, o macaco possui alta capacidade de aprendizagem e é capaz de aprender muito rápido a partir da observação. É por isso que ele sabe imitar tão bem.

Pensando nisso, você pode dizer que gostaria de ser um macaco em uma entrevista de emprego, argumentando que ter facilidade em aprender e ser bom em imitação são características fundamentais dentro de uma empresa, especialmente em trabalhos repetitivos.

8 – Águia

Esse é um dos animais mais citados em dinâmicas de entrevistas de emprego quando surge essa pergunta sobre “qual animal você gostaria de ser?”. Isso porque a água é conhecida por sua força de ataque e visão, apesar de não trabalhar em equipe. Portanto, ela pode ser uma boa opção para falar em casos de vagas de emprego voltadas para a área de vendas, por exemplo.

9 – Aranha

A principal característica da aranha é ser organizada. Afinal, precisa mesmo de muita organização para tecer planos e capturar presas. Por isso, se você vai se candidatar a uma vaga relacionada à captação de clientes, pode dizer que é um candidato organizado e paciente na hora de planejar os projetos.

10 – Leão

O leão é indicado para pessoas que têm perfil de liderança. Trata-se de um animal decidido e agressivo, duas características principais de profissionais que lideram equipes em empresas.

11 – Girafa

Ao mencionar a girafa em uma dinâmica de grupo, você pode justificar a sua escolha explicando que, devido ao seu pescoço longo e posição elevada, está à frente de outros animais. Por isso, ela tem uma visão primordial dos problemas, o que pode ser um ponto positivo para um futuro funcionário de qualquer empresa.

12 – Golfinho

Esse animal muito fofo e simpático também é conhecido por sua habilidade de comunicação e inteligência, dois atributos que podem ser associados a você ao disputar uma vaga durante uma entrevista de emprego.

Quais animais você deve evitar falar em entrevistas de emprego?

Você deve ter notado que a lista de animais que você pode citar em entrevistas de emprego é extensa. No entanto, é preciso ter muito cuidado também com aqueles que você nunca deve falar em qualquer seleção, tais como:

  • Vaca
  • Cobra
  • Baleia
  • Mosca
  • Tartaruga
  • Porco
  • Sapo
  • Galinha
  • Veado
  • Preguiça
  • Burro
  • Raposa
  • Caranguejo
  • Ovelha

Gostou do artigo? Ele foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *