Score: como funciona?

Uma dúvida frequente das pessoas é o que seria os scores e como eles funcionam. O score de credito é o resultado de hábitos de pagamento e de relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. O Serasa Score está disponível para qualquer um em consulta online, o que permite que somente o próprio consumidor veja a sua pontuação.

A informação a seguir pode ajudar o consumidor a ter um controle maior sobre a sua vida financeira, contudo é importante saber o que é score de crédito. Score em inglês, quer dizer placar ou contagem de pontos, logo o score de créditos quer dizer o acúmulo de pontos que você, consumidor terá ao longo de sua vida.



Esses pontos auxiliam no momento de pedir um financiamento, empréstimo ou até mesmo para parcelar uma conta. Dependendo do uso de crediário, quanto maior for este, mais chances você tem de ganhar benefícios nos momentos de aprovação de empréstimo, financiamento, entre outros.

Para se ter benefícios, é analisado uma combinação de fatores como: pagamentos em dia, se o consumidor não é negativado, maneira de relacionamento com as empresas, e a soma disso tudo gera um número que é o score, podendo ter uma pontuação de 0 a 1000. O score é uma forma de as empresas visualizarem a honra do consumidor com suas compras

Desde abril, os brasileiros que fazem o consumo podem visualizar gratuitamente o seu Serasa Score, pontuação que é relacionada a relação que o consumidor tem com o mercado. Os pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados são os critérios usados para que sua pontuação de scores seja alta ou não.

Como funciona o Score?

O funcionamento do Serasa Score é definido pelo estudo do comportamento de um determinado consumidor de grupos não identificados. Os grupos são compostos pelas pessoas com caracteres financeiras semelhantes. Dessa maneira, pelas estatísticas, possivelmente é comparado os resultados financeiros obtidos dos consumidores que estão em um determinado grupo. Como dito anteriormente, a pontuação vai de zero a 1.000 pontos, sendo a pontuação de um consumidor menor ou igual a 300, este possui um alto risco de inadimplência, já a pontuação entre 300 e 700 estão situados como consumidores de médio risco e por fim os consumidores que possuem um score acima de 700 são denominados como consumidores de baixo risco.

O que faz o score aumentar?

O score é algo muito dinâmico, ou seja, de acordo com o quanto consumir e a avaliação dos critérios, o score pode aumentar, e a pontuação pode aumentar mais ainda se o consumidor conseguir limpar o seu nome, fazer o pagamento das contas em dia, manter os próprios dados do cadastro atualizados e abrir o cadastro positivo na Serasa

A possibilidade de acessar o Score pode ser positiva para você

Ter acesso a essa informação, dá poder a você, pois ela permite ter o controle do seu currículo financeiro. O conhecimento da pontuação e saber quando ela aumenta ou diminui e o conteúdo educacional oferecido pela Serasa beneficiam quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo. Consistindo em uma maior facilidade na organização de suas contas e no pagamento.

Por que o Cadastro Positivo é bom para o Score?

É mais uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pelo fato das informações das contas para pagar em dia também são computadas na pontuação também. O essencial é que o consumidor trate o score da mesma maneira que trata o histórico profissional, onde os últimos cargos ocupados possuem um valor mais significativo para a avaliação do empregador. De acordo com o Serasa Score, quanto mais tempo não negativado, maior a sua pontuação.

Compartilhe este artigo!
  • 69
  •  
  •  
    69
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *