As maiores qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Saber falar corretamente sobre as qualidades e defeitos na entrevista de emprego pode ser decisivo na hora de disputar uma vaga. Perguntas desse tipo são muito comuns nos processos de seleção. Muitos candidatos não sabem ao certo como responder, vamos te ajudar a passar dessa fase.

Quem nunca participou de um processo seletivo para se tornar funcionário de uma empresa? Só os privilegiados, não é mesmo?

A maioria de nós precisa passar nesses processos de seleção se quisermos trabalhar. É muito comum que os entrevistados precisem responder algumas questões. Quem já passou por esses processos, sabe muito bem do que estamos falando!



No entanto, o que poucos de nós fez, é de fato questionar para que servem determinadas perguntas. Pois bem, será que de fato você se conhece a ponto de responder todas as perguntas sem pestanejar?

Por que as empresas querem saber sobre as minhas e as suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego?

É de se pensar, não é mesmo? Ao longo desse artigo, vamos te dar algumas dicas legais para passar sossegado por esse tipo de pergunta.

Você realmente conhece suas qualidades e defeitos?

Nem todas as pessoas se conhecem de fato, por conta disso, fica extremamente difícil se definir.

Listar, por exemplo, as qualidades e defeitos na entrevista de emprego é uma tarefa dificílima. Antes de preencher esse tipo de questionamento em um processo seletivo, por exemplo, é preciso saber quem você realmente é.

Aprender quais são os seus pontos fortes e fracos é fundamental. Existem exercícios bem fáceis de se fazer para que você se conheça de fato.

Veja esse exercício. Você vai precisar apenas de um papel e caneta.

  • Pegue um papel e uma caneta;
  • Divida a folha de papel em duas colunas;
  • Uma coluna serão os defeitos e a outra, as qualidades;
  • Preste atenção na maneira como você reage diante de cada pensamento;
  • É mais fácil falar das qualidades ou dos defeitos?

Pode parecer insignificante, mas esse tipo de exercício te ajuda a passar por alguns processos de seleção de maneira fácil.

Lidar com as suas características exige muito autoconhecimento e muita inteligência emocional. É conhecendo suas fraquezas e virtudes que você se conhece melhor, se tornando consequentemente, uma pessoa melhor.

Ninguém quer ficar parado no mesmo lugar, não é mesmo?

É comum e normal, querermos progredir, crescer, evoluir. Ficar estagnado e com a vida parada, não faz bem para ninguém.

Se autodesenvolver, pode te trazer muitas conquistas, acredite na sua capacidade de crescimento.

As maiores qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Mas, como saber quais são as suas qualidades e defeitos?

A resposta está exatamente no que acabamos de te mostrar acima. No autoconhecimento é que você saberá quem é de verdade.

Esse é um dos principais caminhos para se conhecer e progredir.

Não se cobre se não conseguir fazer esse tipo de reflexão e saber de fato, quais são as suas qualidades e defeitos. Esse processo de se conhecer pode demorar um pouco.

Faça pequenos exercícios diários, se observe e veja as qualidades que possui. Quando achar que determinada atitude foi benéfica ou maléfica, anote-a.

Aliás, anotar é a melhor maneira de saber de fato quem é você. Não se perca no caminho!

Pode ser que você esteja apenas com uma venda nos olhos, tire-a que tudo ficará mais claro.

Outro detalhe importante e que você não poderá fugir é informar as suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego quando a empresa quiser saber.

Saber lidar com essas perguntas, te traz confiança, então não se desespere! Vamos te ajudar.  

O que dizer sobre as suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego?

Bom se você chegou até aqui, é porque de fato quer saber afinal o que dizer quando perguntarem sobre as suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego.

Nem tudo é bom dizer, pois pode ser interpretado de maneira negativa pelo entrevistador.

Relacionamos a seguir algumas dicas fundamentais sobre o que é positivo falar sobre as qualidades e defeitos quando for perguntado na entrevista.

Quais qualidades mencionar?

Ao contrário do que muitos dizem, a sinceridade é vista com bons olhos pelos entrevistadores. Mas, o excesso dela também pode ser prejudicial.

Procure ser verdadeiro nas suas respostas, sem forçar muito a barra.

Quando for falar, procure jogar no seu time, ou seja, veja se a frase está sendo benéfica para você mesmo.

Por exemplo, se quer um cargo de gestão, procure falar sobre as suas qualidades em relação a esse tipo de cargo, caso o ocupe. Tente deixar claro que você é um líder nato, por exemplo.

Fale sobre as suas habilidades de comunicação, de sua capacidade de ser um bom apaziguador. Aliás, falar é a melhor maneira de se expressar em uma entrevista.

É imprescindível que você fale positivamente de acordo com o cargo pretendido. Se quer ocupar um cargo na operação de produção, exalte suas qualidades no relacionamento interpessoal.

Deixe claro a sua capacidade positiva de trabalhar em equipe.

As maiores qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Quais defeitos devem ser mencionados?

Assim como com as qualidades, os defeitos também devem ser ditos de maneira sincera. Falar a verdade é o melhor caminho.

Logicamente, o ideal é que você não fale dos defeitos que vão acabar com a sua reputação. Você deve ser autêntico com o recrutador, porém exaltando a sua imagem e não acabando com ela.

Fale de suas fragilidades, mas evite clichês prontos pegos da internet. Uma ótima alternativa é falar sobre os seus defeitos e logo em seguida, dizer o que vem fazendo para melhorá-los.

Por exemplo, se o seu defeito maior for a timidez, diga quais são as ações que está fazendo para deixar de ser tímido. Cursos de teatro, são alternativas excelentes para ficar com mais desenvoltura.

Os cursos de aperfeiçoamento de alguma habilidade técnica que queira melhorar são excelentes para serem ditos nesse momento.

Coachs de liderança são ótimas alternativas para te ajudar a transformar os defeitos em qualidades.

Não tenha vergonha das suas limitações, procure aprender com elas e transformá-las em algo positivo para a sua carreira.

Os recrutadores querem saber sobre as suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego, para poderem saber de fato se você deve ou não ser contratado.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *