Profissões do futuro: 12 opções que farão você repensar sua carreira

Muito mais que tendências e projeções, as profissões do futuro são uma realidade e precisam ser analisadas de perto. Isso porque o mercado de trabalho muda conforme a tecnologia evolui. Portanto, este artigo é essencial para você, que está no início da vida profissional e ainda pensa numa primeira entrevista de emprego.

Mesmo nos mais experientes, esse tema deixa a cabeça a mil, pensando nas inúmeras possibilidades de novas carreiras e rumos. Ao passo em que empregos tradicionais continuam a sofrer mudanças e deixando de existir, é preciso se reinventar.

Em todos os casos, chegou a hora de falarmos sobre como todas essas inovações vão impactar as carreiras de hoje. Além de listar algumas profissões do futuro, ainda daremos dicas de como se adaptar a essa realidade e qual caminho você precisa seguir.



O mercado de trabalho e a tecnologia

Analisando as ondas de inovação que nos atingem, sempre foi dito que a tecnologia veio para mudar o mundo constantemente. Até mesmo apareceram previsões curiosas e divertidas sobre a vida profissional e as mudanças que viriam. O importante é saber que já entramos naquela revolução que deixou de ser ficção científica.

Prova disso é o uso de aplicativos para usar transporte, assim como a opção de preferirmos alugar um imóvel em vez de comprar um. Se você notar, essa ideia também está aplicada ao mercado de trabalho e às novas demandas relacionadas às profissões do futuro.

Em alguns casos, você pode nem precisar se reestruturar por completo, moldando-se a empresas inovadoras. Basta que você analise como anda o procedimento de cada carreira e, de acordo com sua necessidade, pode ser possível apenas de adequar, visando ser um profissional requisitado pela sua reciclagem.

Investindo nas profissões do futuro

Embora muitas carreiras estejam entrando em extinção, outras já sumiram do mapa. Confira abaixo quais são nossos destaques em relação às suas opções de profissões do futuro.

Profissões do Futuro

Professor de ensino a distância

Algo já atual, a forma de ensino EAD ainda se expande dia a dia. Isso porque professores já enxergaram que esse modelo virtual de sala de aula gera maior alcance de alunos.

Aqui o investimento visa aumentar os ganhos por meio da transmissão online do seu nicho de conhecimento. Para isso, a criação de cursos e escolas via internet requer gente sempre especializada e antenada com o mundo educacional.

Profissionais na área de marketing digital

Mesmo analisando que o marketing seja uma carreira nem tão recente, o foco desse profissional anda ganhando força com a atuação online. Ainda mais se adicionarmos o uso de plataformas como redes sociais, blogs e páginas virtuais, dando origem à especialização até mesmo para outras profissões do futuro.

Engenheiro ambiental

Se por um lado a tecnologia avança, por outro lado precisamos repensar os cuidados e respeito ao meio ambiente. Ou seja, entre as profissões do futuro, esse ramo de atividade profissional terá a missão essencial de rever políticas, evitando e reduzindo a degradação e as alterações nocivas ao planeta.

As profissões do futuro e o gestor de comunidade

Aqui está o profissional que será atuante no contato com a comunidade e também com consumidores diversos. Ou seja, o objetivo é analisar opiniões visando um melhor posicionamento de empresas e a melhoria dos negócios.

Engenheiro hospitalar

Na área da saúde, claro que toda a inovação em hospitais está em evolução constante. Sendo assim, o mercado cria sempre novos aparelhos e instrumentos para ajudar em procedimentos e tratamentos, além de facilitar as cirurgias e a rotina dos profissionais da área.

Gestor de resíduos

Entre as profissões do futuro, um gestor específico para controlar resíduos tem importância direta na conservação do meio ambiente. Isso quer dizer que sua presença já precisa estar disponível. Ainda mais quando o assunto é o resíduo sólido, que costuma ser descartado em larga escala e sem responsabilidade alguma.

A segurança da informação entre as profissões do futuro

Vital para instituições e empresas, a presença desse profissional é a garantia de que todas as informações e tráfegos digitais permaneçam seguros e intactos. Ainda assim, um fator que requer mais atenção são as conexões, que não podem ser invadidas nem alteradas.

Engenheiro e arquiteto 3D

Estamos diante de mais um avanço necessário no setor. Assim como a arquitetura e a engenharia, o urbanismo também é afetado pela tecnologia. Isso porque podermos projetar modelos de ambientes 3D, exigindo profissionais especializados e competentes para apresentar soluções viáveis e agregar mais experiência a governos e iniciativa privada.

O geneticista

Uma das grandes demandas para diversas áreas da economia, um geneticista tem lugar certo entre as profissões do futuro. Isso quer dizer que, entre suas diversas funções, poderemos identificar doenças mais facilmente, assim como agilizar a prevenção e eliminar sintomas nas suas primeiras fases.

Profissões do Futuro

Os especialistas em e-commerce

Já é um fato presente que esse modelo de negócio está na vida de milhões de consumidores. Entretanto, antes de abrir uma empresa, são milhares de lojas virtuais pela internet exigindo a presença de um profissional dessa área para atrair mais clientes.

Desenvolvedor de softwares

Profissão sempre relevante no cenário da tecnologia, um desenvolvedor de software sempre será um profissional valorizado entre as profissões do futuro. Afinal, eles estão numa categoria responsável pela criação e planejamento de sistemas para a automação de inúmeros processos.

O gestor de inovação e as profissões do futuro

Esta profissão é a cara do futuro. Isso porque já é possível encontrar algumas empresas que andam abrindo oportunidades referentes a essa vaga. Surpreendentemente, o gestor de inovação é o responsável pelo ato de repensar estratégias empresariais.

Isso significa atuação em áreas que vão desde seu core até setores mais específicos e estudos para analisar os dados. Tudo para visar uma melhoria na forma com os negócios são conduzidos e administrados.

Adaptando-se para as profissões do futuro

Mesmo que alguns profissionais possam pensar no fim de suas carreiras, o ponto importante deste artigo é destacar que muitas delas apenas vão enfrentar um processo natural de evolução.

Afinal, é preciso estar preparado para essa dinâmica nova nas empresas e adotar as especializações como cartão de visita para o novo mercado de trabalho. Portanto, fique antenado a qualquer novidade tecnológica referente às profissões do futuro e acompanhe como as empresas andam acelerando seu crescimento.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *