Número de Inscrição Social (NIS): Como cadastrar?

O Número de Inscrição Social, mais conhecido como NIS, é um número que identifica os trabalhadores brasileiros e cidadãos cadastrados em programas sociais. É uma forma de identificar o cidadão cadastrado em diversos programas sociais.

Embora muitas pessoas não conheça o NIS, é importante saber que ele é uma ferramenta fundamental desenvolvida pelo governo e que traz vantagens para as empresas e para os trabalhadores.

O que é o NIS?

O NIS é um número cadastrado pela Caixa Econômica Federal que identifica trabalhadores e cidadãos que recebem benefícios sociais. Ou seja, trabalhadores de pessoas jurídicas ou físicas, beneficiários de programas sociais desenvolvidos pelo governo, diretor que não é empregado e opta pelo FGTS, e beneficiários de políticas públicas devem ser cadastrados no sistema do NIS.



No caso dos trabalhadores, o NIS é muito importante, pois é o seu número de identificação para receber o FGTS, seguro-desemprego, aposentadoria, entre outros benefícios. Ou seja, é essencial que todo trabalhador brasileiro tenha um número NIS.

Já no caso dos beneficiários de programas sociais, beneficiários de políticas públicas ou diretores não empregados, esse número é importante para identificar o cidadão no cadastro de benefícios.

Cadastramento

O cadastro do NIS não é realizado pelo indivíduo e sim pela empresa em que ele trabalha ou pelo órgão que lhe concede o benefício. Apesar disso, após o cadastramento, a responsabilidade pelo cadastro é apenas da pessoa que foi inscrita no sistema. Ou seja, a responsabilidade pela atualização do cadastro é do trabalhador, do beneficiário de programas sociais ou políticas públicas, ou do diretor não empregado.

É importante destacar que esse cadastro não emite nenhum documento ou cartão. O NIS é apenas um número que fica ligado ao nome do indivíduo. Caso seja necessário atualizar o cadastro, basta apresentar um documento de identificação, como o RG.

No caso das empresas, é possível realizar o cadastro dos seus empregados na Caixa Econômica Federal de duas maneiras: em lote ou online. O cadastro em lote pode ser utilizado quando a empresa deseja cadastrar no sistema todos os seus funcionários em conjunto, ao invés de realizar cada cadastro de forma individual.

Já o cadastro online é realizado via internet, de forma rápida e prática. Ele é utilizado por empresas que precisam realizar o cadastrado rapidamente. Diferentemente do cadastro em lote, no cadastro online deve ser realizada a inscrição de cada empregado de forma individual. Enquanto o cadastro em lote exige o envio de documentos ou a ida presencial à uma agência da Caixa, o cadastro online pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet.

Porque é importante?

118510_697x437_crop_5744c1211db44

Realizar o cadastro do NIS de todos empregados e dos cidadãos que recebem benefícios é muito importante, pois garante que todas as pessoas tenham direitos à benefícios e programas sociais. Além disso, garante que o trabalhador acesse benefícios como o FGTS e o seguro desemprego, além da aposentadoria no futuro.

É muito importante também para as pessoas que estejam desempregadas, pois mesmo que a pessoa não esteja trabalhando, ela poderá ter acesso a uma série de programas e políticas públicas.

Veja também:

Compartilhe este artigo!
  • 3
  •  
  •  
    3
    Shares

One Comment

  1. Gonçalo Numes da Silva

    Fazer número do nis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *