As melhores faculdades de Direito do Brasil; confira lista

Com mais de 1.200 instituições que oferecem o curso no Brasil, a definição de quais são as melhores faculdades de Direito do Brasil é uma tarefa bastante complicada, especialmente com o rápido crescimento da quantidade destes cursos ofertados.

No que diz respeito ao Selo de Aprovação da OAB, por exemplo, apenas 139 instituições receberam a avaliação máxima – pouco mais o que 10% do total de cursos ofertados. Há, na prática, diversas avaliações que definem critérios e preocupações diferentes com a qualidade do ensino, mas algumas recebem um maior prestígio no meio.

Confira o que define e quais são as melhores faculdades de Direito do país, segundo nossos critérios de avaliação a respeito do tema:



formatura

O que define quais são as melhores faculdades de Direito?

A definição das melhores faculdades de Direito do Brasil não é realizada de forma unificada por uma única instituição que detenha a exclusividade da publicação deste tipo de avaliação.

Há, na prática, diversas listas que definem diferentes indicadores para conceituar a qualidade de cada instituição de ensino – podem basear-se nos resultados de seus alunos em avaliações institucionais, em concursos públicos, no Exame de Ordem e em incontáveis fatores.

A avaliação do Direitos Brasil baseia-se na consideração de uma lista em especial que possui bastante reconhecimento no meio acadêmico brasileiro e é considerada uma avaliação de caráter oficial sobre o ensino brasileiro: a avaliação do Conceito Preliminar do Curso realizada pelo INEP.

O melhor é sempre o melhor?

A avaliação de uma instituição, ou de uma série de instituições, nem sempre representa um conceito definitivo de avaliação. Na prática, a avaliação das melhores faculdades de Direito realizada por qualquer instituições irá avaliar a soma de diversos fatores em conjunto.

Há casos, no entanto, nos quais o estudante busca algo em específico dentro de seu Estudo Superior. Embora esse nem sempre seja o caso da maioria dos estudantes, é possível que um aluno busque pesquisar em determinada área pelo resto de sua carreira, e que nomes relevantes desta área estejam no corpo docente de uma Instituição de Ensino Superior que não esteja tão bem conceituada, por exemplo.

É natural que cada faculdade busque um foco específico. Se o futuro discente já souber qual é a área na qual pretende atuar no futuro, uma lista com as melhores faculdades de Direito do país pode ser menos interessante do que uma lista das faculdades que atuam melhor naquela área de interesse.

Conceito preliminar do curso

Na última avaliação realizada pelo INEP que examinava os conceitos de cursos de direito em todo o território nacional, menos de 1% do total de cursos do direito do Brasil obtiveram nota máxima 5.

Vale considerar que um curso é considerado satisfatório pela avaliação do INEP a partir do conceito 3. A nota é definida pelo rendimento dos estudantes, pela estrutura da Instituição de Ensino e pela qualidade dos títulos do corpo docente.

As universidade que receberam a nota máxima de 5, que podem ser consideradas as melhores faculdades de Direito do país pela avaliação do INEP, são:

  • Universidade Paulista (UNIP) de Bauru;
  • Universidade Paulista (UNIP) de Santos;
  • Faculdade de Educação São Luís (FESL) de Jaboticabal;
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de Juiz de Fora;
  • Universidade Estadual do Oesto do Paraná (UNIOESTE) de Marechal Candido Rondon;
  • Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) de Dourados;
  • Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT) de Itapeva;
  • Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (FIAETPP) de Presidente Prudente;
  • Faculdades Integrados do Vale do Iguaçu de União da Vitória;
  • Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) de Catanduva;
Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *