Dicas essenciais para quem pretende morar fora do Brasil

Seja por aspectos econômicos, por qualidade de vida ou simplesmente pelo sonho de viver em um outros contexto, muitas pessoas optam por morar fora do Brasil, mas nem mesmo sabem por onde começar. Existem algumas dicas essenciais para quem pretende morar fora do Brasil que facilitam o processo, não apenas no sentido de ir para o exterior, mas de manter-se legalmente por lá sem grandes complicações.

Atualmente, existem agências de todos os tamanhos que facilitam a ida ao exterior, facilitando no acesso a cursos, trabalhos e a questões burocráticas diversas. Isso não quer dizer que você pode simplesmente despreocupar-se ao recorrer a alguma destas agências. É sempre importante saber por qual processo você está passando, e como evitar surpresas desagradáveis.



Confira algumas dicas essenciais para quem pretende morar fora do Brasil:

Defina os tipos de visto que você pode obter

Este é o primeiro passo para quem pretende morar fora do Brasil. Ao saber os tipos de vistos aos quais você pode submeter-se em cada país, você começa a abrir a gama de oportunidades para sair do Brasil.

Se você cursa ensino superior, por exemplo, é possível que obtenha algum tipo de visto de estudante. Em alguns países, até mesmo o estudo aprofundado da língua pode ser considerado para este tipo de visto. Se você pretender sair para trabalhar, no entanto, é necessário avaliar quais são suas opções, quais os requisitos e como funciona o mercado de trabalho.

Em alguns casos, para quem pretende morar fora do Brasil por um período curto e não precisa trabalhar por lá, um visto mais longo de turismo pode ser o suficiente.

Faça um orçamento prévio

Isso é essencial: morar fora geralmente eleva os custos significativamente. O quanto você gasta aqui dificilmente será suficiente para que você viva em outro local, e você precisa definir quanto dinheiro será necessário para passar os primeiros meses, além de ter uma poupança relevante para o caso de seus planos não darem tão certo assim.

Se você for com uma oportunidade de trabalho já garantida, tenha um orçamento adicional para o caso de você não encontrar o que esperava no novo país.

Pesquise sobre as documentações e restrições do seu destino

Diferentes países possuem regras diferentes. Essa é uma das dicas mais importantes para quem pretende morar fora do Brasil. Não é porque seu amigo fez determinada coisa para morar fora que o seu caso exigirá o mesmo conjunto de documentos e ações.

Informe-se com o consulado dos locais que você está cogitando para morar e siga as recomendações oficiais deles.

Precisa trabalhar?

Se você precisar trabalhar, é necessário que leve tudo ainda mais a sério. Em geral, as leis para trabalhadores estrangeiros são mais restritivas do que para turistas e estudantes. Quem pretende morar fora do Brasil deve ter cuidado com taxas e impostos, que devem ser cuidadosamente pagos, pois o pagamento inadequado pode resultar em sua deportação.

Faça um plano básico a longo prazo

Tenha em mente que caminho você pretende seguir neste novo país. Não significa que você precisa seguir exatamente este caminho para o resto de sua vida, mas a quantidade de novas informações pode confundir você quando chegar no novo país. Ter um plano com as possibilidade básicos facilita você a adaptar-se mais rapidamente.

Estude sobre questões de saúde e riscos

Essa é uma dica essencial para quem pretende morar fora do Brasil. Como funciona o sistema de saúde no local onde você pretende morar? É necessário ter algum tipo de seguro? Quanto custa?

Isso é algo sobre o que raramente pensamos no Brasil, especialmente no início da vida adulta, mas que deve ser considerado em todos os países onde você vai.

Informe-se sobre as renovações de visto

Para quem pretende morar fora do Brasil, a primeira ida quase nunca significa a possibilidade de residência definitiva no país. É necessário informar-se sobre a renovação de visto e os regulamentos necessários nos momentos de renovação.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *