Cursos Gratuitos SENAI RS – Inscrição e Vagas

Mesmo com o visível desaquecimento do setor industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial cumpre sua tradicional missão de fomentar o desenvolvimento da mão de obra capacitada, estimulando o retorno do crescimento do setor. Os Cursos Gratuitos SENAI RS são prova desse constante esforço da instituição em preparar pessoas para que tenham mais oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Na verdade, os Cursos Gratuitos SENAI RS são especialmente importantes para quem busca uma colocação no mercado de trabalho na atualidade: em tempos de escassez de empregos, apenas indivíduos com boa capacitação e claro conhecimento a respeito de sua função são contratados ou mantidos em suas posições.



Por isso, ao contrário do que muitos pensam, esse é o momento ideal para concentrar esforços na formação profissional. Saiba mais sobre os Cursos Gratuitos SENAI RS, quais as áreas atendidas pelo programa e como fazer as inscrições para receber o treinamento:

Atuação do SENAI no Rio Grande do Sul

O SENAI RS atua há muitas décadas no estado, e marca a sua presença em mais de 160 cidades do RS, o que demonstra sua importância e seu respeito no setor industrial no sul do Brasil. Sua atuação na formação de novos profissionais acontece desde 1942, oferecendo desde cursos de capacitação, cursos profissionalizantes e modalidades de educação superior.

Com a função de fomentar o desenvolvimento industrial local, o SENAI possui uma missão dupla: por um lado, garantir que as indústrias não sofram com a falta de qualificação da mão de obra disponível; de outro, oferecer a pessoas de todas as classes sociais o acesso a uma formação que oportuniza mais atratividade frente ao mercado de trabalho.

Em outras palavras, o SENAI é uma espécie de ponte entre profissionais que buscam qualificação e empregadores que buscam profissionais qualificados. A excelência do serviço prestado é reconhecido por empregadores, que enxergam nos antigos alunos do SENAI profissionais competentes e atrativos dentro do mercado de trabalho.

Quais são os Cursos Gratuitos SENAI RS?

Em primeiro lugar, é necessário considerar que a atuação do SENAI no Rio Grande do Sul é bastante ampla – uma das maiores do país. Isso significa que pode-se encontrar cursos em todos os níveis educacionais e com todos os tipos de finalidade. Por isso, é importante saber escolher não apenas a área do aprendizado, mas nível da formação.

Você pode escolher desde cursos de formação inicial, até cursos Técnicos Profissionalizantes, ou cursos reconhecidos dentro do Ensino Superior. Além disso, é possível ter acesso a cursos de qualificação de desenvolvimento de habilidades específicas, para quem já possui uma carreira em andamento.

Por isso, é importante que os interessados acessem o site do SENAIS RS para ver todos os cursos disponíveis em sua região e qual o nível de formação em cada um deles. É necessário considerar que o SENAI de cada região antende às demandas por formação de mão de obra nas áreas mais necessárias em cada momento, o que faz com que os opções disponíveis em cada local variem bastante.

De forma geral, os setores de automação industrial, indústrias têxteis diversas, edificações, áreas de eletroeletrônica e mecânica, metalurgia, informática, química e petróleo, segurança do trabalho e logística são os mais disponíveis na instituição, no RS.

Quem procura uma nova formação e tem interesse em tecnologia pode considerar a formação técnica em redes de computadores ou programação de jogos digitais, que fomenta o desenvolvimento de uma nova indústria de games. A lista completa de cursos de cada região pode ser acessada no endereço www.senairs.org.br.

Como fazer as inscrições?

Depois de conferir os cursos e informações necessárias para você, pode-se fazer as inscrições em qualquer ponto de atendimento SENAI, preferencialmente em suas unidades fixas. Algumas unidades móveis também fazem inscrições nos cursos da instituição.

É necessário contar com documentos pessoais, comprovante de endereço e de escolaridade, para fazer a inscrição. Algumas unidades e cursos também solicitam uma foto 3×4 para incluir no cadastro do novo aluno. Quaisquer dúvidas podem ser resolvidas na sede no SENAI em Porto Alegre, no telefone (51) 3347-8787, ou diretamente no número da unidade de sua região.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *