Construção em área de proteção de mananciais

A realização de uma construção em área de proteção de mananciais é proibida pela legislação brasileira – o que se torna um assunto bastante discutido especialmente em áreas turísticas, ou em locais que sofrem um aumento imobiliário muito rapidamente.

É muito importante saber as procedências e se é realmente possível utilizar daquela localização aonde você está querendo instalar prédios comerciais ou residências, um shopping de repente, por que isso vai implicar diretamente no fato de a sua empresa estar ou não agredindo o meio ambiente, portanto, fique atento para não fazer nenhuma escolha errada.



Nesse artigo, vamos tratar de construções que são feitas ou tem intenção de serem construídas em áreas de proteção de mananciais.

O que é um manancial?

Para aqueles que não estão acostumado com o nome, um manancial, nada mais é do que um espaço que passa água potável e que é utilizada para o abastecimento de casas na região, ou até mesmo uma área que é de preservação ambiental.

Esse tipo de território é proibido, pois, destruí-lo é uma contribuição para o desmatamento de áreas verdes que complementam a decoração da nossa cidade e melhoram a qualidade de vida de nós seres humanos. É muito importante preservar essas áreas, por que em muitas delas podem existir animais que vivem no local, e destruindo a área com a finalidade de construir um empreendimento, você poderá estar contribuindo para a destruição de um ecossistema.

O impacto social que esse tipo de atitude causa é de fato muito grande, como você deve imaginar, existem muitas pessoas que estão dispostas a fazer o possível para que esse tipo de infrator receba a punição que ele merece por estar destruindo um ecossistema completo.

E por conta de todas essas ONGs de proteção ambiental, e inclusive, ONGs que são responsáveis pela proteção dos animais, esse tipo de instituição, certamente fará o possível para garantir que a obra seja embargada pela prefeitura na intenção de garantir que a vida dos animais que estão presentes naquela região seja preservados e que eles possam ter o direito de viver no seu ambiente natural.

Precauções

Para que você como empreendedor não cometa nenhum tipo de erro com relação a isso, você deve procurar conhecer o local aonde você está prestes a construir, inclusive para ter a certeza de que o seu empreendimento não vai estar contribuindo para a destruição de todo um ecossistema, afinal, esse tipo de falta de atenção pode trazer uma perda de dinheiro enorme para você. Esses ativistas costumam ser muito exigentes, e fora que, se tratando de mananciais, você vai estar contribuindo para que a região fique com dificuldade para receber água, ou seja, é melhor buscar um outro local para colocar o seu empreendimento, caso o contrário, a população da região possa fazer algum tipo de manifestação obrigando a sua empresa a retirar o empreendimento do local e isso, custaria muito para o fluxo de caixa da sua companhia, portanto, é melhor prevenir do que remediar não é mesmo?

E você que quer garantir que a área verde da sua cidade seja preservada, procure um órgão público ou alguma ONG de proteção ambiental e denuncie qualquer tipo de vandalismo ou tentativa de construção em uma área preservada que possa estar prestes a acontecer no seu bairro. As autoridades não podem trabalhar sem informação, por isso, denuncie.

Compartilhe este artigo!
  • 17
  •  
  •  
    17
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *