Comprovante de votação eleitoral: para que serve?

O comprovante de votação eleitoral é uma garantia do cidadão em relação ao próprio exercício do voto. O tema é especialmente importante em um ano de eleição, como o atual. Por isso, é extremamente importante saber como ele funciona e o que fazer para garantir que você terá o seu em ordem.

Nesse artigo, nós vamos comentar um pouco sobre o comprovante de votação eleitoral. É muito importante que você tenha conhecimento sobre esse comprovante, para que após finalizar o seu voto, você se lembre de guardar muito bem o seu. Confira as principais questões relacionadas ao assunto:



O que é o comprovante de votação eleitoral?

O comprovante de votação é um documento bastante simples. É basicamente um papel que comprova o fato do eleitor ter votado na seção e na eleição indicada no documento.

Depois de efetuar o seu voto, o eleitor recebe esse comprovante para poder ter a prova em mãos de que o voto dele foi computado. É importante guardar muito bem o seu, afinal, ele pode ser útil no futuro.

Você precisa entender que o comprovante ele só é entregue no dia da votação, e não existe segunda via do comprovante que você possa solicitar facilmente na internet. Caso você tenha perdido o seu e precise mesmo assim provar que está em divida com as obrigações eleitorais do seu país, você pode ir até o cartório mais próximo e pedir uma certidão de quitação.

Como solicitar uma certidão de quitação?

Caso por algum motivo você venha a perder o seu comprovante, você pode solicitar a sua certidão de quitação. Esse é um documento capaz de comprovar que você eleitor se encontra em uma situação regular com a justiça eleitoral do seu país, portanto, se você precisar tirar um passaporte ou até mesmo comprovar que está em divida com o seu país para poder conseguir um vista e viajar ao exterior, esse documento pode te ajudar caso tenha perdido o seu comprovante eleitoral.

É possível que você solicite a sua certidão de quitação pela internet, ou caso você prefira, pode ir até o cartório mais próximo da sua casa para poder fazer a solicitação, essa decisão vai de cada um.

Na certidão, além das informações que você iria encontrar facilmente no comprovante de votação, você também vai conseguir encontrar a filiação, o município do domicílio eleitoral e desde que data que o cidadão se encontra registrado lá!

Como funciona?

É importante saber como funciona para que você possa garantir e se preparar para as eleições desse ano, ou até mesmo, caso acabe passando por algum tipo de problema grave e precise comprovar na justiça que você está em ordem com a justiça eleitoral do seu país.

Apesar do Brasil por muito tempo ter sido um país aonde as pessoas não se importavam muito com a política, as coisas estão mudando e o brasileiro está se interessando mais nesse assunto, portanto, não perca tempo! E aprenda mais sobre como funciona tudo o que está acontecendo no seu país.

Compartilhe este artigo!
  • 5
  •  
  •  
    5
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *