Como tirar passaporte: passo a passo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, tirar passaporte é um procedimento bastante simples. Embora tenha um custo financeiro, não é exatamente caro e, com os documentos necessários em mãos, torna-se simples obter a documentação.

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal, no Brasil. Atualmente, todo o processo pode ser feito com apenas uma visita mais a retirada. O documento torna você apto a realizar viagens internacionais fora da América Latina (onde seu documento de identidade é válido).

Saiba como tirar passaporte, os documentos e procedimentos necessários e não tenha nenhuma surpresa:



Quais os documentos necessários para tirar passaporte?

documentacao

A lista de documentos necessários para tirar passaporte é relativamente simples. É essencial tê-los em mãos, para evitar reuniões em vão e atrasos na emissão:

  • Documento de identidade com foto e CPF: qualquer documento com foto válido em território nacional. Se o seu CPF já constar no documento de identidade, a apresentação do documento separado não é necessária;
  • Título de eleitor e negativa de obrigações devidas: é necessário estar em posse tanto do título do eleitor, quanto do comprovante de voto ou declaração oficial determinando quitação total com a Justiça Eleitoral;
  • Documento militar (para homens): documento que demonstre que você está com as obrigações militares cumpridas ou em dia;
  • Passaporte anterior: se você estiver realizando uma renovação, é essencial levar o passaporte anterior. Se isso não for feito, a taxa de emissão será cobrada em dobro;

Solicitando a emissão

O primeiro passo para tirar passaporte é fazer a solicitação no site da Polícia Federal. Na sessão específica para isso, você preencherá algumas telas com informações pessoais básicas. São as informações necessárias para realizar sua identificação e dar início no processo de emissão.

Com a solicitação totalmente preenchida, será gerado um número protocolar. É essencial que você guarde este número para fazer o acompanhamento correto de sua emissão. Recomenda-se imprimir ou salvar o arquivo em local seguro.

Quanto custa?

Desde 2015, o preço de emissão do passaporte foi atualizado, subindo bastante. A boa notícia, é que não é nada absolutamente exorbitante – especialmente se comparado ao custo total de uma viagem.

Para confirmar a solicitação, será necessário pagar uma guia no valor total de R$ 257,25. Apenas após o pagamento deste valor os prazos começam a contar para a emissão do documento. Por isso, é importante certificar-se de pagar a guia no prazo.

Agendamento

O passo seguinte para tirar passaporte é fazer o agendamento de sua ida à Polícia Federal. Embora o agendamento não seja obrigatório em todas as unidades, sempre é recomendado. No próprio site da instituição há informações a respeito da necessidade ou não de agendamento na unidade mais próxima de você.

Certifique-se de conferir esta informação logo após preencher a solicitação de emissão.

Apresentação presencial

No dia em que o encontro for marcado, é necessário que você compareça com todos aqueles documentos necessários na unidade da Polícia Federal, assim como o número protocolar recebido na solicitação e o comprovante de pagamento.

O procedimento padrão é conferir os dados, tirar fotos, impressão digital e assinatura. A partir de então, basta aguardar o recebimento de um novo protocolo.

Pronto!

No protocolo recebido, haverá a informação de qual é a data provável de entrega do passaporte. Como não há um prazo fixo, ela pode variar, mas costuma estar de acordo com o previsto.

Com o documento pronto, basta retirá-lo na unidade e você já poderá utilizá-lo.

Veja também:

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *