Cartão SUS: O que é e como obter?

O cartão SUS, ou Cartão Nacional de Saúde, é uma tecnologia de controle do Sistema Único de Saúde, e consiste em um cartão magnético que reúne informações importantes sobre o paciente, facilitando para marcar consultas e obter remédios através da rede pública de saúde no Brasil.

cartão-sus-o-que-é-e-como-obter

Quem utilizar o cartão SUS terá registradas suas consultas, seus médicos, quais procedimentos e medicamentos foram necessários para suas últimas questões de saúde e, obviamente, qual o foi o problema.



Com isso, é possível que qualquer atendimento do SUS realizado no Brasil tenha uma análise completa de seu estado de saúde e histórico médico quando você for se consultar. Isso diminui erros médicos e aumenta drasticamente a quantidade de informações importantes que podem ser utilizadas em seu caso.

O objetivo é prestar um serviço de saúde mais eficiente utilizando-se da tecnologia para diminuir os riscos à saúde dos cidadãos.

Como solicitar o Cartão SUS

O Cartão SUS pode ser pedido em qualquer posto de atendimento do Sistema Único de Saúde brasileiro, em qualquer município do país. Para isso, é necessário apresentar o RG, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de nascimento ou casamento.

É necessário fazer a realização de um cadastro, e após obter o cartão, é recomendado que toda a utilização de serviços do SUS seja realizada através do cartão, para ter o histórico médico mais completo possível. O cartão pode ser retirado após o cadastro no mesmo local onde o cadastro foi realizado.

Cartão SUS Online

Para quem preferir agilizar o processo, é possível realizar a solicitação do cartão através da internet. Trata-se de um pré cadastro que pode ser preenchido na página no Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde.

Realizar o pré-cadastramento permite que você imprima o número do protocolo gerado no processo, e leve para qualquer estabelecimento cadastrado no SUS. No local, o agente de saúde irá conferir e validar os dados. Se todas as informações forem válidas, você já pode sair do estabelecimento com seu Cartão SUS em mãos.

Atenção: após a realização do pré-cadastro, o procedimento só é válido durante 90 dias. Passado o prazo, é necessário realizar o processo novamente, ou pedir a emissão do cartão presencialmente em algum ponto de atendimento.

Qual o valor?

Por ser um serviço do SUS, com o intuito de melhorar os índices de saúde pública nacional e diminuir gastos informacionais, a obtenção do cartão SUS, tanto através do pedido online quanto do presencial, é totalmente gratuita. Absolutamente nenhuma taxa é cobrada do cidadão ao realizar o pedido.

Compartilhe este artigo!
  • 2
  •  
  •  
    2
    Shares

One Comment

  1. Sim ….falou, falou e não forneceu o site do cartão do SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *