Cartão SUS: Como funciona?

O Sistema Único de Saúde no Brasil é nome dado ao sistema público de saúde do país. Com o desenvolvimento e crescimento do sistema com o passar dos anos, o governo brasileiro precisou buscar formas de melhorar o sistema e torná-lo mais organizado. É assim que surge o cartão SUS.

Ele tem o objetivo de facilitar o agendamento de consultar e registrar todas as informações importantes do pacientes e de suas consultas médicas.

O que é

O cartão SUS é um cartão recebido por todo cidadão brasileiro que se cadastra no sistema do SUS. Para realizar qualquer atendimento médico pelo SUS, sejam consultas, exames, cirurgias, entre outros, é necessário apresentar este cartão no momento do procedimento médico. Ou seja, o cartão SUS é obrigatório para que qualquer pessoa use o sistema público de saúde brasileiro. Sem ele, não é possível ter acesso a nenhum atendimento médico.



Cartão do SUS

Ele foi criado como forma de registro de todos os atendimentos realizados pelo sistema, armazenando em cada cartão as informações sobre o cidadão e suas consultas médicas.

Como fazer o cartão do SUS

Fazer o cartão SUS não é um processo burocrático ou complicado. Na verdade, é um processo bastante fácil, ágil e acessível a todos. Primeiro, é necessário reunir os documentos exigidos no cadastramento. São eles: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.

Após, a pessoa deve dirigir-se a uma unidade de saúde pública em sua cidade. O atendente da unidade irá realizar o cadastro no sistema do SUS e imprimir um documento que comprova esse cadastro. Esse documento é o próprio cartão do SUS, que deve ser armazenado pelo cidadão para ser utilizado posteriormente.

Esse cadastro pode ser realizado em qualquer unidade de saúde pública em todos os municípios do país, como hospitais, postos de saúde e outros locais definidos pelo governo.

Uma forma de facilitar o processo para adquirir o cartão do SUS é realizando o pedido online. Para isso, é necessário acessar o portal de saúde do cidadão e realizar um pré-cadastro do cartão SUS. Esse cadastro solicita documentos como o CPF e dados como nome, nome da mãe, data de nascimento e cidade de nascimento.

Após, o pré-cadastro estará pronto e terá validade de 90 dias. Ou seja, é necessário imprimir esse pré-cadastro e levá-lo até uma unidade de saúde para realizar o cadastro oficial em até 90 dias. Após esse prazo, será necessário realizar novamente o pré-cadastro.

Esse pré-cadastro não é uma etapa obrigatória. É apenas uma forma de facilitar e tornar mais rápida a confecção do cartão na unidade de saúde.

Vantagens

A criação do cartão SUS trouxe diversas vantagens para organização e melhora do sistema de saúde pública. Ele facilita o acesso ao sistema de saúde e registra todas as informações do cidadão, além de dados sobre consultas e procedimentos realizados no SUS.

Assim, as informações sobre a saúde pública no Brasil tornaram-se mais organizadas e sistematizadas, facilitando pesquisas e a identificação de falhas. Além disso, a comunicação entre as várias unidades de saúde pública no Brasil tornou-se mais ágil.

É importante saber que o cartão SUS não possui custo algum para o cidadão brasileiro e pode ser solicitado por qualquer pessoa em qualquer município do país.

Compartilhe este artigo!
  • 13
  •  
  •  
    13
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *