Atraso e cancelamento de voos: Quais seus direitos?

Viajar sempre nos causa uma certa ansiedade. Saímos de casa para chegar o quanto antes no nosso destino, que pode ser por motivos profissionais ou pessoais, e por isso os aviões é uma das melhores opções em comodidade e rapidez. Mas quando há atraso e cancelamento de voos? Você sabe quais são os seus direitos?

Selecionamos algumas das principais causas que podem vir a atrasar ou cancelar os voos, para que você entenda melhor, e evite os maiores problemas em viajar de avião, devido a:

Condições climáticas

Chuva, ventos fortes, névoa, neve, etc. são algumas das condições que podem gerar o atraso e cancelamento de voos. As condições climáticas impedem o uso das pistas, e exige que haja um tempo maior entre uma decolagem e um pouso, por exemplo. Podendo inclusive até fechar o aeroporto.

Manutenção não programada da aeronave

Os aviões são meios de transporte bastante complexos, e assim como os carros, podem apresentar problemas de forma inesperada. Seja uma troca de pneus, problemas no sistema elétrico, e por aí vai. E a maioria dos aeroportos não possui aeronaves reservas, por isso, o atraso e cancelamento de voos pode acontecer com maior frequência.

Tráfego aéreo

A infraestrutura aeroportuária pode sofrer com o excesso de aeronaves no ar, que se dão por variados motivos, como o clima, falta de lugar para estacionar aeronaves, desvios de aeronaves de outros lugares, aeroportos próximos fechados, etc. A maioria das aeronaves no Brasil opera por trilhos, onde as escolas podem variar em torno de 40 minutos. Quando há um atraso em uma das fases, isso vira um efeito cascata em todos os próximos voos.

Problemas com a tripulação ou falta dela

Por mais que as empresas possuam pessoal para formar equipes reservas, imprevistos podem acontecer. Um piloto que falta, ou que fica preso por um voo atrasado, ou cancelado. Nesses caso o acionamento de equipes acaba falhando, ou exige um tempo maior do que o previsto.

Volume de ocupação no avião

Quando a companhia aérea não vende poucas passagens, menos de 30% dos assentos, é comum que isso cause atraso e cancelamento de voos. Nesses casos as empresas tentam relocar os passageiros para um voo só, que pode sair mais tarde. Por outro lado, se o avião estiver com todos os assentos vendidos, o embarque também acaba sendo mais lento.

Quais os seus direitos

– Atrasos superiores a 2 horas

o passageiro tem direito a alimentação (voucher dado pela empresa) e comunicação (uso de telefone ou wifi da empresa).

– Atraso ou cancelamento de voos superior a 4 horas

O passageiro tem direito a escolher dentre as opções de acomodação, mas não é obrigado a aceitar as propostas. Isso porque as empresas ocultam o direito do passageiro de escolher passagens com outras companhias aéreas. Isso porque elas pagam caro para realocar os passageiros em empresas concorrentes.

– Reembolso integral

Incluindo as taxas de embarque. Nesse caso a empresa aérea não precisa prestar assistência.

– Remarcar o voo para outra data e horário sem custo algum.

– Embarcar no próximo voo da empresa, caso haja lugares disponíveis

– Acomodação

– Hospedagem

– Transporte até a acomodação

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *