Quem não é obrigado a votar?

No Brasil, o voto obrigatório divide opiniões. Por aqui, todos os maiores de idade abaixo dos setenta anos alfabetizados são obrigados a votar, desde que não estejam impedidos por algum motivo. Estima-se que metade da população seja a favor do voto obrigatório, enquanto a outra metade é contra. Há, ainda,…

Continuar lendo

Por que existem impostos?

Os impostos existem praticamente desde que o primeiro grupo de pessoas conquistou outro, e passou a exigir certas contribuições compulsórias em troca de certificar-se que aquela força física não fosse usada novamente contra seu povo. Desde então, felizmente, o desenvolvimento teórico do Estado tornou necessária uma adaptação e todo um…

Continuar lendo

Estado Liberal e Estado de Bem-Estar: qual a diferença?

Em tempos de discussão política sobre alinhamentos ideológicos, o embate entre estado liberal e estado de bem-estar parece nem sempre ser adequadamente compreendido pelas pessoas que discutem política publicamente. Ao contrário do que muitos pensam, estes termos não são exatamente opostos, na medida em que fazer parte de uma mesma…

Continuar lendo

O que é orçamento público?

Normalmente, consideramos que questões de cunho político, como é o caso do orçamento público, não fazem parte de nosso dia a dia. Na verdade, essa é uma crença bastante comum e completamente enganada que muitas pessoas nutrem sobre a política, como se fosse algo algo distante. Na prática, o orçamento…

Continuar lendo

O que é Macroeconomia?

A macroeconomia pode ser entendida como a parte mais ampla, no sentido de escopo abordado por ela, da economia. Se a economia é o estudo dos recursos e suas distribuições, pode-se considerar que a macroeconomia é uma espécie de pilar de observação através dos grandes agentes que estruturam essa economia…

Continuar lendo