Modelos de Currículos Prontos: dicas e onde encontrar

Se você busca por modelos de currículos prontos, temos algumas notícias boas, e outras ruins. Recorrer a estes modelos de currículos prontos é a maneira mais comum e prática de fazer uma versão inicial de currículo, e uma boa escolha tende a facilitar bastante sua vida.

Por outro lado, é utilizando modelos de currículos prontos que a maior parte das pessoas cometem erros ou informam dados enganados em um currículo, simplesmente por não darem atenção a todos os detalhes. Esse é um problema especialmente comum para quem recorre a currículos de amigos e familiares, por exemplo.

Dessa forma, é importante saber que não existe nada de erra em recorrer a modelos de currículos prontos, mas você deve redobrar sua atenção caso o faça. Por isso, mesmo que não vá construir seu currículo do zero, existem algumas informações básicas que você precisa saber:

O que não pode faltar em seu currículo?

Existem alguns dados que são simplesmente obrigatórios em seu currículo. É comum que, em modelos prontos, as pessoas foquem na preenchimento das experiências e no histórico escolar, por exemplo. Essas partes são, de fato, absolutamente essenciais, mas é igualmente fundamental dar atenção aos dados de contato.

Nome, telefone, e-mail devem estar sempre atualizados. Caso contrário, pode ser difícil que as pessoas simplesmente consigam entrar em contato com você. Além disso, é importante que suas habilidades e conhecimentos sejam adaptados tanto à sua realidade, quanto às demandas do emprego em questão.

O que não pode estar em seu currículo?

É muito comum que modelos de currículos prontos tenham uma tendência especial a oferecer exageros gráficos. Isso ocorre com a intenção de chamar mais atenção do usuário que vai escolher o currículo, mas não significa que essa seja uma boa escolha para melhores suas impressões frente aos empregadores.

Nada de fotos ou imagens, se elas não forem solicitadas. O excesso de linhas gráficas, caixas e ícones também não é recomendado. Opte pelos modelos mais sóbrios, discretos e visualmente bem organizados que você encontrar. Bons modelos de currículos prontos são aqueles em que é fácil encontrar a informação buscada, sem a existência de poluição visual.

Onde encontrar modelos de currículos prontos?

Encontrar modelos de currículos prontos é bastante fácil, e basta você dar uma rápida procurada no Google para encontrar diversos sites de recursos humanos que oferecem os modelos. Ao selecionar um deles, tenha certeza de que você não está deixando passar nenhuma das dicas que acabamos de oferecer, e de que não está cometendo nenhum erro, especialmente em relação a exageros.

Outra dica bastante útil é a utilização da plataforma vagas.com.br. Além de ser possível encontrar várias vagas de emprego por lá, a plataforma permite que você preencha suas experiência, habilidades e dados básicos, e fornece uma modelo de currículo pronto e bastante completo. Nas vagas acessadas dentro da própria plataforma, nem mesmo é necessário enviar outras informações. Você pode guardar o modelo completo, no entanto, para enviar a vagas fora do site.

Quais os cuidados necessários ao utilizar modelos de currículos prontos?

Para retomar na escolha de modelos de currículos prontos, separamos algumas dicas que você precisa ter em mente ao escolher seu modelo:

  • Discrição: é fundamental que o modelo escolhido seja visualmente limpo. Gráficos exagerados não costumam ser bem interpretados em um processo seletivo;
  • Objetividade: um currículo objetivo é um passo a frene em um processo de seleção. Descarte modelos de currículos prontos que tenha três páginas ou mais;
  • Revise as informações: por já estarem preenchidos, é comum que os modelos de currículos prontos favoreçam que mantenhamos informações erradas do modelo original. Por isso, é sempre importante revisar antes de salvar o documento de forma definitiva;
  • Cuidado com a formatação: alguns currículos tem a formatação tão trabalhada e dividida que é possível que as palavras que você escreve simplesmente sumam por trás das divisões internas do documento. Certifique que este não é o caso de seu currículo, e utilize as réguas em torno do documento para fazer eventuais ajustes neste sentido;
Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *