Como é o mercado de trabalho nos Estados Unidos?

Antes de buscar um visto de trabalho para os Estados Unidos ou se candidatar a uma vaga de emprego americana, é importante conhecer o mercado de trabalho nos Estados Unidos. Saber como as características do mercado, as profissões em alta e os desafios para os estrangeiros é essencial para se preparar bem para essa nova experiência.

Preparação básica

tipos-de-visto-eua

Antes de tudo, é necessário preparar-se para enfrentar o mercado de trabalho nos Estados Unidos e qualificar-se para uma vaga de trabalho. Primeiro, é importante ter todos os documentos necessários para conseguir o visto para viajar. Cada tipo de visto possui requisitos diferentes, de acordo com a sua finalidade: turismo, trabalho, estudos, entre outros. Assim, é muito importante saber se os documentos básicos exigidos para adquirir o visto estão em dia.

Depois, é muito importante saber se comunicar em inglês, mesmo que sem possuir fluência. Saber a língua é essencial para buscar uma vaga de emprego e enfrentar todos os desafios até a conquista da vaga.

Além disso, pessoas que já possuem formação acadêmica no Brasil estão em vantagem em relação a quem não possui. Isso porque no momento de candidatar-se  a uma vaga no mercado de trabalho nos Estados Unidos será necessário apresentar um currículo e uma graduação, cursos, entre outras formações, podem dar vantagens ao candidato.

Visto de trabalho

Para trabalhar nos Estados Unidos, existem vistos específicos de trabalho. O mais conhecido é o visto tipo L1, utilizado por pessoas que trabalham em empresas multinacionais no Brasil e com filiais nos Estados Unidos. É um visto profissional que permite que o empregado seja transferido e trabalhe legalmente nos Estados Unidos. O empregado fica ligado à empresa e a validade do visto é de 03 anos, podendo ser renovado.

Outro tipo de visto de trabalho é o HB1, utilizado por trabalhadores temporários que possuem uma formação profissional específica, normalmente com especializações. Esse visto é dado apenas a estrangeiros que preencham vagas de trabalho que não foram preenchidas por cidadãos americanos. É um visto mais difícil de adquirir do que o L1, pois exige um grande nível educacional.

Profissões

profissões

Embora muitas pessoas viagem aos Estados Unidos de forma ilegal e trabalhem de forma irregular, é possível trabalhar de forma legal no mercado de trabalhos nos Estados Unidos. No caso de estrangeiros com pouca qualificação, as vagas mais atrativas são aquelas que ligadas ao trabalho doméstico, limpeza, cuidado de crianças e idosos, atendentes, entregadores e construção civil. Nesses casos, é importante avaliar o custo de vida na cidade do trabalho e se a remuneração permite que todas as despesas sejam pagas. Além disso, é interessante analisar se a região do trabalho permite que novas oportunidades de emprego sejam buscadas no futuro.

Já no caso de estrangeiros com maior qualificação, as áreas mais atrativas no mercado de trabalho nos Estados Unidos são aquelas ligadas à tecnologia, redes de computadores, sistemas, internet, entre outras.

É importante destacar que mesmo visitando o país como turista, não é possível trabalhar apenas com o visto de turista nos Estados Unidos. Além de ser ilegal, pode trazer uma série de consequências tanto para o empregador quanto para o estrangeiro.

Veja também:

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *