Coren SP: o que é? Como ingressar?

Como muitas profissões, a enfermagem também possui conselhos regionais espalhados por todos ao país para regular e fiscalizar o exercício da profissão. No estado de São Paulo, o órgão responsável por essa função é o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, mais conhecido como Coren SP.

O que é

coren-sp

O Coren SP é um órgão que possui o objetivo de fiscalizar e disciplinar a prática do profissional da enfermagem. Ou seja, é uma autarquia ligada ao governo que busca regular o trabalho dos enfermeiros através das leis e do princípio da ética.

Como ingressar

Para fazer parte do Coren SP, é necessário preencher alguns requisitos e comparecer ao Coren SP com os documentos necessários. Para se registrar como enfermeiro, obstetriz, o interessado deve apresentar em documento original e cópia simples (sem autenticação em cartório) o diploma de enfermeiro, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, certidão de nascimento ou casamento, quitação militar, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Já no caso dos técnicos ou auxiliares de enfermagem, é necessário apresentar em documento original e cópia simples o diploma, histórico escolar, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, certidão de nascimento ou casamento, quitação militar, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Após apresentar os documentos, será necessário pagar a taxa de inscrição, que pode ser paga em qualquer banco ou via internet. Após a inscrição, em até 07 dias o número de inscrição já estará ativo no site do Coren e em até 30 dias a carteira de registro no Coren será enviada para o endereço de residência da pessoa ou poderá ser retirada no próprio Coren.

Assim, com o número de inscrição já ativado, o enfermeiro já poderá exercer sua profissão no estado de São Paulo de forma legal e segura. É importante saber que com a inscrição no Coren, o enfermeiro precisará pagar anuidades ao órgão, ou seja, uma taxa anual deverá ser paga ao Coren.

Transferência de inscrição

Para transferir a inscrição no órgão em São Paulo para outro estado brasileiro, o interessado deverá ir ao Coren do outro estado e solicitar a mudança de estado na inscrição. Ou seja, será necessário apresentar os documentos solicitados pelo órgão para transferir a inscrição e poder trabalhar legalmente no novo estado.

Para transferir a inscrição para São Paulo, o profissional deve apresentar em documento original e cópia simples a certidão de transferência, que é emitida pelo Coren de origem, diploma, carteira profissional do Coren, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, certidão de nascimento ou casamento, quitação militar, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Após a entrega dos documentos no órgão, o profissional deve realizar o pagamento da taxa de transferência. A taxa pode ser paga em qualquer banco ou por meio da internet. Assim, no momento da solicitação da inscrição o número de inscrição já estará ativo no site do Coren SP e em até 30 dias a carteira profissional poderá ser retirada no órgão ou recebida em casa.

Caso deseje manter duas inscrições em estados diferentes, basta realizar a inscrição normalmente em um Coren e realizar uma inscrição secundária em outro estado do Brasil.

Veja também:

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

One Comment

  1. Gostaria de participar do Coren estou fazendo um curso de farmácia e pretendo fazer um curso de infemagens qual os documentos que precisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *