Construcard: conheça melhor a linha de crédito

Embora o nome Construcard remeta a mais um cartão de instituições financeiras, sua aplicação prática é bastante diferente e remonta as linhas de créditos especiais para a construção civil a longo prazo, muito utilizadas no Brasil, no passado.

Este é um serviço que permite uma linha de crédito específica para a construção e a reforma, em um meio de cobrança especial, com prazos de até vinte anos para o pagamento da construção. Entenda melhor seu funcionamento:

O que é?

O Construcard é um tipo de financiamento específico e subsidiado para adquirir materiais de construção e equipamentos relacionados à construção civil, com uma forma diferenciada de pagamento.

Dependendo da linha de crédito obtida para o Construcard, o cliente possui um tempo de carência entre dois e seis meses – dentro do qual paga-se apenas os juros aplicados sobre a compra.

O material propriamente dito só é pago após este período, completando um prazo de até 240 meses (somando-se à carência). Isto representa até vinte anos para o pagamento de uma obra de maneira cadenciada, com tempo suficiente de carência para o pagamento da mão de obra não misturado ao material.

construcao

Requisitos

Para poder adquirir um cartão Construcard, o cliente precisa ter uma conta corrente no banco que irá fornecer o cartão (em geral, utiliza-se a caixa como banco de intermédio), ser maior de idade e com renda suficiente para a aprovação da transação do crédito e preencher os requisitos básicos de aprovação em concessão de crédito (como ter negativa de dívidas em financiamentos).

Como obter

Para a obtenção do cartão, basta dirigir-se ao banco onde você é cliente (desde que ele ofereça o serviço) e solicitar o financiamento, entregando-se os documentos exigidos pela instituição financeira.

Será realizada uma análise do risco do crédito para a aprovação ou não. Se o processo for aprovado, o cartão estará liberado assim que o contrato for assinado com a instituição financeira.

O prazo para a compra do material de construção é de seis meses. Após o prazo, a liberação do crédito é encerrada.

Onde o Construcard pode ser utilizado?

O Construcard pode ser utilizado para adquirir materiais de construção civil, assim como diversos equipamentos e objetos relacionados a este mercado, como equipamentos de geração energética incentivada (fotovoltaicos, fototérmicos e eólicos), elevadores, armários (desde que embutidos) e piscinas.

Basicamente, esta linha de crédito destina-se a qualquer tipo de material ou equipamento que faça parte da estrutura de uma construção civil, sem considerar mobiliários que não estejam integrados à construção em si.

O cartão não pode ser utilizado para a compra de eletrodomésticos e móveis não estruturais.

construcard

Como funciona?

O funcionamento do Construcard é realizado em duas etapas: utilização e amortização do valor financiado.

A utilização funciona como um período de carência entre dois e seis meses, durante o qual apenas os custos dos juros são pagos ao banco. É nos meses restantes (que podem chegar a um máximo de 240 meses, somando-se ao período de utilização) em que o pagamento das parcelas é realizado, sob um sistema de amortização em Tabela Price.

É necessário o estabelecimento de garantias e alienação de bens para a concessão do crédito, dependendo do caso.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *