Como se mudar para a Alemanha?

Qualidade de vida, segurança, cultura e melhorias no atendimento do Estado estão entre os principais motivos de brasileiros que querem se mudar para a Alemanha. Principal país, em termos políticos, da União Europeia, a Alemanha é uma potência econômica e tecnológica que centraliza boa parte do desenvolvimento global, especialmente em relação à engenharia e eletrônica.

Por isso, não é raro encontrar pessoas que queiram mudar para a Alemanha como uma forma de mudar de vida e obter melhores condições de trabalho e conforto. Para que isso ocorra, existem alguns requisitos e detalhes aos quais o pretendente a residente precisa entender e correr atrás.

Confira algumas dicas essenciais sobre como se mudar para a Alemanha evitando surpresas desagradáveis:

Visto e burocracia

O primeiro ponto a ser levado em consideração é, obviamente, a questão legal. Qualquer que seja o país onde você deseja morar, você definitivamente deve fazer isso dentro da legalidade, obedecendo à burocracia local e evitando qualquer tipo de ilicitude – seja em relação às suas atividades, ou em relação ao seu visto.

De forma geral, quem pretende mudar para a Alemanha deverá escolher entre três tipos de visto para pleitear, a menos que esteja em alguma situação especial. São os vistos de turismo, estudo ou trabalho. O visto de turismo, por óbvio, não é desenvolvido para quem pretende morar definitivamente por lá, mas é uma opção se você quer passar uma curta temporada e não precisa de nenhum emprego para sustentar-se durante o período.

O visto de estudo permite que você passe mais algum tempo no país, desde que esteja vinculado a algum tipo de curso reconhecido no país. Em alguns casos, você também pode obter estágios remunerados ou empregos de meio período enquanto está estudando por lá.

O visto a trabalho permite um período maior no país, assim como a obtenção de um emprego formal e residência fixa. É necessário atender a alguns requisitos para a obtenção deste visto, como será tratado mais adiante neste artigo.

Prepare sua saída do Brasil

Tão importante quanto a documentação canadense, um passo essencial para quem quer mudar para a Alemanha é estar regularizado em relação à própria situação no Brasil. Isso quer dizer que você só poderá sair do país se sua situação estiver regularizada por aqui.

Multas de trânsito, impostos, situações relacionadas à Receita Federal e eventuais questões judiciárias devem estar resolvidas antes da saída. Além disso, se você pretende mudar para a Alemanha de forma definitiva, é importante que faça a Declaração de Saída Definitiva, para evitar a incidência de impostos locais quando estiver fora.

Em busca de trabalho?

Se sua intenção é trabalhar por lá, você precisa enquadrar-se dentro de algumas características específicas. Para isso, há basicamente duas opções:

A primeira delas é já solicitar o visto apenas quando você já tiver encontrado uma empresa disposta a empregar você. Essa empresa irá declarar que quer dar entrada em seu processo de visto de trabalho, e declarar que você é necessário para a realização daquela tarefa. Com emprego garantido, a obtenção da vaga é mais fácil. Se você não possui ensino superior, essa é a única forma de conseguir um visto de trabalho alemão.

Se você possui ensino superior completo, por outro lado, a situação é mais tranquila. Com a qualificação e comprovante financeiro de que você tem condições de sustentar-se durante ao menos seis meses no país sem trabalho, você pode ter um visto alemão de trabalho para conseguir um emprego em até seis meses. Dentro deste período, é necessário que encontre um emprego que pague um determinado valor anual mínimo para você, solicitando – assim – o documento de permissão de residência e trabalho por lá. Se você não conseguir um trabalho no período mencionado, sua permissão perde a validade e você precisa voltar ao Brasil.

Compartilhe este artigo!
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *