Como saber se o político é ficha limpa?

Felizmente, a preocupação se um político é ficha limpa ou não é cada vez mais presente na sociedade brasileira. A determinação de leis de transparência e divulgação informacional no Brasil é, neste sentido, uma das mais voltadas à abertura da vida financeira e pregressa do candidato entre todas as democracias.

Apesar dos avanços e da importância da chamada Lei da Ficha Limpa, muitas pessoas simplesmente ainda não sabem como conferir se seu candidato em potencial é ou não é “ficha limpa”, nem sabem onde acessar informações a respeito de sua vida financeira, buscando entender se os valores declarados são coerentes com o tipo arrecadação.

A boa notícia é que obter essas informações é simples, gratuito e rápido. Assim todos os eleitores podem (e devem) saber se o político é ficha limpa ou não, e quais são seus problemas anteriores com a justiça nas matérias que interessam à vida pública.

Confira como saber se o político é ficha limpa ou não:

Como conferir se o político é ficha limpa ou não?

Nos últimos processos eleitorais, os Tribunais Regionais Eleitorais de cada unidade federativa do Brasil desenvolveram páginas chamadas de “divulgação de candidatos”, que reúnem todos os elementos e certidões que os candidatos precisam fornecer durante seu processo de candidatura.

Por isso, para acessar as fichas dos políticos que você quer pesquisar, basta procurar pelo site do TSE do seu estado (ou do estado onde este candidato foi eleito), buscar pela página de divulgação e procurar pelo seu nome.

A possibilidade não é apenas para os políticos eleitos. Na verdade, nas próximas eleições, será possível conferir o perfil de todos os candidatos para todas as vagas que estão sendo disputadas, o que permite que você faça uma análise prévia de seu histórico antes mesmo de garantir seu voto.

Quais informações são divulgadas pelo TSE?

O principal mecanismo de obtenção de informações sobre as questões pregressas da vida pública dos candidatos é a certidão negativa de irregularidades que os candidatos precisam apresentar junto à documentação de candidatura.

Essas certidões contém todo o histórico de processos abertos ou fechados contra o candidato, o que fornece um bom substrato para os eleitores interessados descobrirem se estes políticos já apresentaram problemas de corrupção. Neste caso, a certidão negativa – chamada de “nada consta” – indica que a ficha está limpa com a justiça.

Qual a importância de saber se o político é ficha limpa?

Em tempos de corrupção cada vez mais publicizada, a possibilidade de saber se o político é ficha limpa pode até não ser uma garantia de que o candidato seja totalmente livre de problemas de corrupção, mas indica – ao menos – que não existem problemas descobertos com aquele político.

Isso não significa que um político mereça o voto pelo simples fato de não ser corrupto – afinal, esse deveria ser o pressuposto mínimo de toda pessoa que pretende entrar na vida pública. Certamente auxilia, por outro lado, na identificação dos candidatos que descobertamente já se envolveram uma ou mais vezes com problemas com a justiça durante suas atividades públicas, que deveriam ser ilibadas.

Compartilhe este artigo!
  • 7
  •  
  •  
    7
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *