Como funciona o Pronatec? Saiba como participar do programa do governo

Nos últimos anos, as oportunidades para continuar os estudos após o Ensino Médio foram aumentadas. Entre os diversos programas instituídos no Brasil, existe o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 pelo governo federal. O objetivo desse programa é ampliar as oportunidades para vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação profissional com duração mínima de 1 (um) ano, buscando atingir pessoas por todo o país e qualificá-las para o mercado de trabalho.

Existem duas formas de conseguir uma vaga em cursos do Pronatec: por meio da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou entrando em contato com instituições cadastradas no sistema Pronatec.

jovens-participam-do-pronatec

Foto: Site Pronatec/Divulgação

Vagas pelo Enem

A principal forma de conseguir uma vaga é por meio do SisuTec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), que é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para unir instituições privadas e públicas que oferecem cursos à pessoas que desejam cursá-los.

O processo do Sisutec ocorre duas vezes ao ano, normalmente em janeiro e junho/julho. Apenas pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever e a inscrição não possui valor, podendo ser realizada via internet. Na inscrição, o candidato deve escolher duas opções de cursos de acordo com as vagas ofertadas, estando sempre atento para as vagas destinadas aos candidatos com Ensino Médio completo em escola pública ou em instituições privadas como bolsista integral; e para pretos, pardos e indígenas com Ensino Médio completo em escola pública ou em instituições privadas como bolsista integral.

Além disso, para conseguir uma vaga pelo Pronatec por meio do Enem é necessário ter atingido no mínimo 450 pontos e não ter zerado a prova de redação. Também é importante destacar que o candidato deve ter realizado a prova da última edição do Enem para poder solicitar uma vaga no Sisutec. Em prazo estipulado pelo MEC, o candidato é informado no sistema se conseguiu alguma das vagas e os procedimentos de matrícula.

Em relação às vagas remanescentes, ou seja, as vagas que não foram ocupadas por meio do ENEM, é apenas necessário ter concluído o Ensino Médio para realizar a inscrição. Além disso, candidatos que cursaram o Ensino Médio através de supletivo também podem participar.

Vagas sem o Enem

Para os interessados no Pronatec 2017, também existem vagas disponíveis sem a exigência do Enem. Essas vagas são disponibilizadas pelas próprias instituições e as formas de ingresso variam de acordo com as regras e exigências de cada uma delas. Assim, é necessário que o interessado entre em contato com os estabelecimentos que ofertam as vagas para descobrir os procedimentos necessários.

Instituições

As vagas do Pronatec são ofertadas em diversas instituições pelo país, como Institutos Federais de Ensino Superior. Além disso, também existem vagas ofertadas por meio de institutos de aprendizagem, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *