Como fazer agendamento no site da Receita Federal?

No passado, fazer agendamento no site da Receita Federal parecia um sonho distante. Felizmente, no entanto, a instituição modernizou-se e – embora ainda não seja possível fazer alguns dos procedimentos na via online – praticamente todos eles podem ser agendados antecipadamente pela internet, evitando ter que aguardar em longas filas sem saber a hora do atendimento.

Enquanto as emissões de guias, declarações e acompanhamentos de processos já podem ser feitos pela via remota, ainda é necessário comparecer fisicamente na instituição para certos procedimentos. Neste caso, é necessário fazer agendamento no site da Receita Federal para evitar transtornos.

Saiba como é feito este procedimento, e quais os cuidados necessários para que você não tenha nenhuma surpresa negativa:

Como fazer o agendamento?

O agendamento no site da Receita Federal é feito diretamente na página da instituição. Para isso, basta procurar o menu “Agendamento” – geralmente em destaque na página inicial da instituição.

Acessando a página, basta seguir preenchendo as informações solicitadas – sejam do seu CPF ou do CNPJ que você representa. Com as informações básicas completas, é necessário definir qual o serviço que está sendo buscado. Tenha atenção ao preencher o tipo de serviço, pois não é possível trocar após o agendamento.

Definindo o tema de sua ida à Receita, é possível escolher entre os dias e horários disponíveis para realizar a visita. A cada dia às 8 horas da manhã, o site abre os horários de um novo dia no futuro para serem agendados. Por isso, se você não pode ir em nenhum dos momentos disponíveis quando for fazer o agendamento, uma boa dica é estar no site às 8:00 do dia seguinte, para escolher o horário mais conveniente.

Após fazer o agendamento no site da Receita Federal, uma senha será emitida. Guarde essa senha, pois é por ela que você será chamado no dia e na hora marcados.

Atenção: só será atendido o serviço agendado por você

Entre os avisos importantes, é útil lembrar que você só será atendido para o serviço (ou os serviços) que efetivamente agendou para aquela consulta. Se você tentar incluir mais alguma solicitação durante o evento, não receberá o atendimento adicional, pois isso atrasaria o atendimento das outras pessoas que – assim como você – marcaram o horário com antecedência.

Por isso, seja especialmente criterioso ao selecionar aquilo que precisará tratar no dia em questão, para que nada fique de fora, obrigando você a retornar em breve.

Compareça à Receita Federal com sua senha em mãos na data correta

Com o agendamento no site da Receita Federal feito, basta comparecer na data correta, com alguns minutos de antecedência. Lembre-se que você receberá a chamada pela senha. Por isso, recomenda-se anotar, tirar uma foto ou imprimir a senha emitida logo após o agendamento em questão.

Não se atrase para não perder a vaga

É importante saber que o sistema de agendamento no site da Receita Federal foi desenvolvido para agilizar o serviço e evitar as longas filas que existiam até então. Há, no entanto, uma contraparte necessária do cidadão: é preciso estar no estabelecimento na hora correta.

Se sua senha for chamada e você não comparecer no local indicado, sua senha será descartada e o próximo atendimento será feito, exigindo que você remarque o encontro. Por isso, chegue com antecedência e preste atenção nas senhas sendo chamadas para evitar perder sua vaga.

Compartilhe este artigo!
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *