Como agendar o pedido da Carteira de Trabalho?

Muitas pessoas não sabem, mas já é possível agendar o pedido da carteira de trabalho via internet. Esse serviço foi desenvolvido pelo governo federal e buscar acelerar o procedimento para fazer a carteira de trabalho. Ao agendar o pedido da carteira de trabalho online, é possível evitar filas e demoras que possam atrasar o pedido do documento.

A carteira de trabalho é obrigatória para assumir um emprego regularizado, com direito a todos os benefícios trabalhistas. Um dos maiores problemas enfrentados por quem vai solicitar o documento pela primeira vez, são os imensos horários e filas. Para quem já trabalha informalmente, aguardar sem ter a certeza de que será atendido durante o horário de trabalho é impensável.

Por isso o agendamento é tão importante. Este procedimento simples pode auxiliar muito aqueles que não querem esperar mais do que o necessário. Confira o que é, e como realizar o agendamento:

O que é

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), mais conhecida como carteira de trabalho, é um documento exigido para a contratação em um emprego formal. Ou seja, é um documento obrigatório para toda e qualquer relação de emprego, seja no meio urbano ou rural.

Nesse documento, ficam registrados todos os vínculos de emprego do trabalhador e seus respectivos dados, como o nome do empregador, CPF, endereço, data de início do trabalho, data de saída, remuneração, entre outros dados. É muito importante registrar todos os empregos na CTPS, pois ela garantirá que no futuro o empregado se aposente e garanta seus direitos previdenciários.

Como agendar

agendamento-carteira-de-trabalho

Para agendar o pedido da carteira de trabalho de forma online, é necessário verificar no site do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) se o município onde a carteira será feita encontra-se na lista dos municípios que realizam o agendamento online. Infelizmente, nem todos os municípios brasileiros possuem esse sistema disponibilizado pelo governo federal.

Para fazer o agendamento, basta acessar o site, entrar no sistema de agendamento e selecionar o estado, o município e a unidade do procedimento. Após, a pessoa deve escolher qual procedimento deseja realizar e preencher com seus dados pessoais que serão solicitados. Ao fim, basta escolher o dia e horário em que deseja realizar o atendimento presencial.

Com o agendamento realizado, apenas será necessário comparecer a unidade de atendimento no dia e horário agendados através do sistema. Caso não seja possível comparecer ao dia e hora agendados online, será necessário realizar um novo agendamento, seguindo novamente os passos indicados.

Nos casos dos municípios que ainda não disponibilizam esse sistema virtual para agendar o pedido da carteira de trabalho, a pessoa deverá ir diretamente à unidade de atendimento e fazer o pedido do documento.

Vantagens

As vantagens desse sistema de agendamento online disponibilizado pelo governo federal são diversas e beneficiam tanto os cidadãos quanto o próprio serviço. Ao agendar o pedido da carteira de trabalho online, o cidadão evita as longas filas e demoras, tornando o procedimento mais rápido e menos cansativo. Assim, é necessário ir à unidade atendimento apenas no dia e horário agendado, não sendo necessário ir diversas vezes até conseguir ser atendido. Além disso, o atendimento e serviço prestados pelas unidades também são beneficiados.

Veja também:

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *